Americana de 14 anos conquista o Orange Bowl

Início    /    Tênis    /    Americana de 14 anos conquista o Orange Bowl
Por Raphael Favilla  •  10 de Dezembro de 2018

Apontada como uma das principais apostas para o futuro do tênis feminino norte-americano Cori Gauff encerra a temporada com mais um título de expressão no circuito mundial juvenil. A jovem de apenas 14 anos e atual campeã de Roland Garros na categoria venceu o tradicional Orange Bowl, evento ITF GA disputado em quadras de har-tru (saibro verde) na Flórida.

Terceira do ranking mundial juvenil e principal cabeça de chave do torneio, Gauff venceu neste domingo a chinesa Qinwen Zheng, 12ª colocada e segunda favorita, por 6/1, 3/6 e 6/4. O set cedido na final foi o único que Gauff perdeu ao longo dos cinco jogos que fez na semana.

Gauff já chegou a liderar o ranking mundial da ITF em julho, época em que chegou a vencer 15 jogos seguidos no circuito. Admiradora de Serena Williams, ela treina na França, na academia de Patrick Mouratoglou, mesmo técnico da vencedora de 23 títulos de Grand Slam, e sonha poder igualar ou até superar os feitos de Serena no tênis.

Nascida em março de 2004, Gauff só pôde disputar competições profissionais a partir do momento em que completou 14 anos. Por isso, tem só duas vitórias como profissional e aparece no 875º lugar do ranking. O regulamento da WTA impõe um limite de no máximo oito torneios profissionais até que ela complete 15 anos. Dos 15 aos 16 anos, poderá jogar dez torneios, depois poderá em doze competições até os 17 anos, e finalmente em 16 torneios até o 18º aniversário, quando não terá mais limitações no calendário.

A final masculina envolve o norte-americano Zane Khan, jovem de 16 anos e número 80 do ranking mundial da ITF, e o finlandês de 17 anos e 43º colocado Otto Virtanen. Os dois impediram um duelo sul-americano na final do tradicional torneio, eliminando o brasileiro Mateus Alves e o argentino Alejo Lingua Lavallen nas semifinais de sábado.

Disputado desde 1947, o Orange Bowl ganhou seu atual status no circuito mundial juvenil da ITF em 1988. Fernando Meligeni já teve sucesso no torneio e foi campeão em 1989. Outros campeões de destaque foram Bojrn Borg, Ivan Lendl, Roger Federer, Andy Roddick, Caroline Wozniacki e Elena Dementieva.

Publicidade