Arigatô, Bellucci!

Início    /    Tênis    /    Arigatô, Bellucci!
Por Sylvio Bastos  •  22 de Fevereiro de 2017

Esse post de hoje não poderia começar de forma diferente, elogiando Thomaz Bellucci. Não só pela vitória sobre Nishikori, mas também pela atitude na quadra durante todo a partida. Especificamente sobre esse jogo, fico muito à vontade para falar, já que desde o sorteio da chave afirmei que isso poderia acontecer e não seria surpresa, colocando 50% de chance para cada um. Isso se explica de forma bem simples: Bellucci optou por ficar treinando no Rio durante a semana de Buenos Aires, enquanto Nishikori jogou cinco jogos na Argentina, tendo perdido o último. Nessa derrota a confiança foi embora, além de ter ficado uma enorme frustração de quem veio pra ser campeão.

Falando um pouco mais do jogo, ficou claro desde o início que os dois estavam brigando pelos espaços da quadra, Thomaz tentando empurrar Nishikori para trás, tirando ele de cima da linha, enquanto o japonês tentava acelerar ao máximo as bolas, para tirar o equilíbrio e a consistência dos golpes do brasileiro. Um jogo altamente tático de posicionamento na quadra, que poderia até ter tido um final diferente, com a sequência de quebras no segundo set, mas que Thomaz teve a tranquilidade de ser quebrado e quebrar de volta logo em seguida. Uma vitória de um jogador maduro, que soube lidar com as pressões de jogar em casa, com uma torcida a favor, o que nem sempre é uma vantagem.

Também vale falar da bela vitória de Thiago Monteiro sobre Gastão Elias, onde o brasileiro começou um pouco inseguro e quase deixou escapar o jogo no tiebreak do segundo set, mas que no final acabou definindo a partida em três sets.

Agora um grande jogo entre os dois, onde tudo pode acontecer. Sempre que dois jogadores que treinam juntos tem de se enfrentar, a chance da imprevisibilidade aumenta muito. O fato de se conhecerem muito bem faz com que as surpresas sejam bem menores durante o jogo. Independentemente de quem saia vencedor, o Brasil vai estar super bem representado nas quartas de final do Rio Open.

***

Confira o último ponto do duelo, que deu a vitória a Thomaz Bellucci sobre Nishikori:

[video width="848" height="480" mp4="http://www.nittenis.com.br/wp-content/uploads/2017/02/2017-02-22-VIDEO-00000083.mp4"][/video]

Publicidade