Beach Tennis invade Piratininga

Início    /    Outras Raquetes    /    Beach Tennis invade Piratininga
Por Raphael Favilla  •  07 de Abril de 2017

logo-copa-rio

 

O grande nome da história do Beach Tennis é presença confirmada na próxima edição da Copa Rio, maior competição fluminense do esporte. O italiano Alex Mingozzi estará nas areias da famosa praia niteroiense de Piratininga entre os dias 5 e 7 maio, disputando o torneio com premiação de US$ 10 mil. O evento faz parte da categoria Grau 1 em pontuação para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.

Aos 35 anos de idade, Mingozzi, ex-número 1 do mundo, soma mais de 150 títulos em torneios chancelados pela ITF e pela antiga IFBT, que comandava o esporte até 2008. Ele formará parceria com o compatriota Téo Casadei, jovem de 23 anos:

"Será um torneio muito interessante, com muitas boas duplas, várias da Itália, nível muito alto e um dos maiores do Brasil. Tenho expectativa de ir bem, estou curando uma lesão na panturrilha, fiquei praticamente um ano fora. Vou jogar com o Casadei, um jovem que joga muito e juntos vamos buscar fazer uma coisa boa neste evento", disse o experiente que tem vínculo com o Brasil.

Divulgação Mingozzi em ação

Alex se casou com uma gaúcha, foi morar em Porto Alegre há dois anos e fala fluentemente o português. Recentemente lançou um livro sobre o esporte traduzido para a nossa língua, Beach Tennis, um esporte em ascensão (em parceria com Joarez Santini) e está desenvolvendo um Centro de Treinamento para desenvolver o esporte no país com sua própria metodologia.

"Sempre gostei do Brasil, fui convidado em 2010 para uma clínica, sempre gostei, tem um potencial muito bom e o Beach Tennis está ficando um esporte importante aqui. Gostei tanto que me casei e estou morando em Porto Alegre e estou criando um Centro de Treinamento Internacional enorme (no bairro Jd. Europa) com sete quadras, já dei aula em todo o país e estou trazendo minha escola pra cá . Falta uma escola boa de crianças no Brasil e nossa metodologia é voltada para quem realmente quer jogar o Beach Tennis e ir bem", afirma o jogador que contará com o auxílio do gaúcho Vinicius Chaparro no projeto.

Mingozzi já ajudou o Brasil a estar no topo do esporte. Entre 2014 e 2015 jogou com o carioca Vinícius Font, colaborando para que o brasileiro fosse o único no masculino a assumir a liderança do ranking, fazendo história como o único homem não-italiano a ser número 1 do mundo.

"Ninguém acreditava que o Vini (Font) poderia jogar bem como os italianos, mas o tinha visto jogar e sabia que teria condições e batemos o recorde de títulos em uma temporada, fomos os principais favoritos no Mundial da Cérvia (Itália) em agosto", destaca Mingozzi. Font é outra atração do torneio e jogará com o atual parceiro de Aruba, Aksel Samardzic, os dois ocupam o 8º e 10º lugares do ranking respectivamente.

Copa Rio Beach Tennis

A competição já tem cerca de 250 participantes e receberá inscrições até o dia 18 de abril em seu site oficial. O torneio já conta com pelo menos quatro entre os 10 melhores do mundo somente no masculino com sete países e presença de atletas do Brasil, Itália, Alemanha, Venezuela, Chile, França e Aruba. O Brasil marcará presença forte com as campeãs mundiais na Itália, Joana Cortez e Rafaella Miiller, Samantha Barijan, ex-número 1 do mundo, Vinicíus Font, ex-líder do ranking, Thales Santos, atual nono do mundo, Marcus Ferreira, 12º colocado, os campeões Pan-Americanos, Ralff Abreu e Diogo Carneiro.

Somente do Brasil estarão representados até agora os estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Ceará.

"A presença do Mingozzi é um plus a mais para este que será um evento histórico para o Beach Tennis no país. Teremos cinco quadras iluminadas com jogos noturnos, uma quadra central com arquibancada, shows musicais todos os dias,DJ, painel de LED com o placar eletrônico, festival de Food Truck. Nossa espectativa é chegar em torno nos 500 atletas ou até superar essa marca. O evento contará também com o torneio Sub 14 que será importante para o nosso capitão da Seleção Brasileira observar os jovens valores para o Mundial juvenil", afirmou Tiago Martins, diretor do evento

O torneio contará também com um treinamento oficial da Seleção Brasileira de Beach Tennis comandado pelo capitão Narck Rodrigues.

 

Publicidade