Brasil perde para a Colômbia na estreia da Fed Cup

Início    /    Tênis    /    Brasil perde para a Colômbia na estreia da Fed Cup
Por Raphael Favilla  •  07 de Fevereiro de 2017

O Brasil começou mal sua caminhada na Fed Cup, na abertura do Zonal Americano I da competição. Em três partidas contra a Colômbia, nesta segunda-feira, as representantes brasileiras foram derrotadas em duas oportunidades e bateram as adversárias na última partida do dia. As partidas são disputadas nas quadras duras do Club Deportivo la Asuncion, em Metepec, no México.

O primeiro jogo da noite colocou Gabriela Cé contra a colombiana Maria Osorio Serrano. Após duas horas e 49 minutos de jogo, Cé acabou derrotada por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/6 (17). Cé começou melhor o duelo, vencendo o primeiro set depois de aproveitar os pontos de primeiro serviço. Já na segunda parcial, a brasileira não conseguiu repetir o bom desempenho e, depois de ter o saque quebrado, acabou perdendo por 6/3. Já no set decisivo, Serrano venceu dois dos três break points em jogo e acabou fechando em 7/6.

“A Gabriela teve um jogo na mão, com uma adversária que nós não conhecíamos. Teoricamente, a Gabi para esse jogo era muito favorita", analisou o capitão Fernando Roese. "Querendo ou não, foi uma estreia dela como titular e sentiu bastante isso. Que isso não sirva de desculpa, mas ela já vem de um tempo para cá precisando pegar confiança, fazer jogos melhores e foi exatamente isso que aconteceu. Perdeu muitas chances no jogo e acabou perdendo”, complementou o comandante brasileiro.

Precisando da vitória para empatar o confronto, Teliana Pereira permitiu sete quebras de saque à 109ª do ranking Mariana Duque, que marcou as parciais de 6/4 e 6/1 em apenas 1h19 de partida. Foi apenas a quarta derrota de Teliana, ex-top 50 e atual 189ª colocada, em 19 jogos de simples pela Fed Cup.

“Da mesma forma que a Gabi, a Teliana vem procurando buscar o nível de tênis melhor mais uma vez, então é com isso que a gente está brigando, principalmente com as duas e com a Teliana que é a nossa número 1, uma menina que está fazendo um esforço buscando uma melhor condição, pegou uma tenista muito difícil na quadra dura, um jogo muito complicado”, afirmou Roese.

O único ponto brasileiro veio nas duplas. O capitão Fernando Roese escalou as reservas Carolina Meligeni Alves e Luisa Stefani e as duas viraram em cima de Maria Fernanda Herazo e Maria Paulina Perez, por 4/6, 6/4 e 6/2.

Apesar do resultado positivo, as brasileiras começaram perdendo o primeiro set e apresentando alguns erros em quadra. Já no segundo set, com três aces, Stefani e Alves conseguiram deixar tudo igual na parcial. No terceiro set, as brasileiras foram agudas e quebraram as colombianas para vencerem por 6/2.

"Achei que era um bom momento para elas entrarem no time, botarem uma cara nova e darem um ‘up’. Deu tudo certo, elas venceram o ponto de dupla, jogaram muito bem, foi muito bom até porque deu uma levantada no grupo em si e era exatamente essa a minha ideia, conseguimos fazer isso e elas estão de parabéns. Estrearam numa Fed Cup com uma vitória na dupla”, completou Roese.

Nos últimos dois duelos entre Brasil e Colômbia, as brasileiras levaram a melhor nos zonais disputados em 2014 e 2015. Entretanto, a vantagem no histórico é colombiana, que venceu pela oitava vez em doze confrontos.

O Brasil enfrenta o México, na próxima rodada da Fed Cup. Com a derrota, as brasileiras ocupam a quarta colocação do Grupo B, atrás apenas do México, que ainda não estreou na competição.

Publicidade