Brasileiros conquistam títulos no fim de semana

Início    /    Tênis    /    Brasileiros conquistam títulos no fim de semana
Por Raphael Favilla  •  08 de Abril de 2019

O último fim de semana foi de conquistas para o tênis brasileiro no circuito profissional masculino. Felipe Meligeni Alves e Pedro Sakamoto foram campeões em torneios da ITF, e Thomaz Bellucci, nas duplas, faturou o Challenger de Alicante.

Felipe chegou ao terceiro título em simples na temporada ao vencer o ITF de US$ 15 mil em Antalya, na Turquia. Na final, ele superou o belga Clement Geens, que desistiu no começo do segundo set. Alves já vencia pelo placar de 6/3 e 1/0.

Vencedor agora de quatro títulos profissionais de nível future, sendo três deles em 2019, Felipe Alves disputou sua sexta final da carreira e a terceira no ano, vencendo em todas as que chegou. Ele já foi campeão neste ano em Monastir, na Tunísia, e em outro torneio em Antalya, disputado há três semanas.

Cabeça de chave número 5 na competição turca, o paulista de 21 anos e atual 552º do ranking da ATP (81º no ranking da ITF) iniciou sua campanha com uma virada na estreia, mas depois do susto não perdeu mais sets no torneio, tendo talvez como maior vitória na campanha a das semifinais contra o local Marsel Ilhan, ex-número 77 do mundo.

Na final deste domingo, Felipe venceu quatro dos cinco games de serviço que disputou, anotou três aces e nenhuma dupla falta. Do outro lado, o rival não teve aces e cometeu duas duplas faltas, levando quebra em três dos cinco games em que estava sacando. A pontuação total do brasileiro foi bem superior à de Geens, somando 40 pontos contra apenas 23 do belga.

No domingo, Pedro Sakamoto conquistou o Torneio de Piñamar, na Argentina, também da ITF. Na decisão, ele bateu o argentino Manuel Peña Lopez por 2 sets a 0, com um duplo 6/3.

"Consegui manter um nível de qualidade e intensidade praticamente no jogo inteiro e isso me fez ganhar a partida. Por ser final, sempre é diferente de um jogo das primeiras rodadas e o meu adversário sentiu isso. Assim cresci na partida e tomei conta do jogo", descreveu Sakamoto.

Esta é a terceira conquista na carreira do tenista de Guarulhos, que entrou na competição argentina como o cabeça de chave número 1 e fez valer o favoritismo até o fim. Ele também já foi campeão em um future na Romênia, em 2017, e em um no Brasil, em 2013.

Sakamoto derrotou quatro argentinos nas cinco partidas que fez no torneio e perdeu apenas um set, nas semifinais contra Matias Zukas, em dia que encarou uma rodada duplas, jogando também as quartas de final no mesmo dia.

Thomaz Bellucci ficou com o título de duplas do Challenger de Alicante, o Ferrero Challenger. No sábado, ao lado do argentino Guillermo Duran, ele derrotou os espanhóis Gerar Granollers e Pedro Martinez de virada: 2/6, 7/5 e 10/5. O brasileiro não era campeão em duplas desde 2014. No simples, seu último troféu foi em 2016.


Publicidade