Copa Yone Borba começa nesta segunda em Porto Alegre

Início    /    Porto Alegre    /    Copa Yone Borba começa nesta segunda em Porto Alegre
Por Nittenis News  •  24 de Novembro de 2018

Começa nesta segunda-feira com 15 jogos na Associação Leopoldina Juvenil a 33ª edição do Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre – Copa Yone Borba Dias, tradicional evento de veteranos com tenistas do mundo inteiro de 35 até mais de 85 anos de idade e com graduação máxima para o ranking mundial. O evento será disputado até o domingo, dia 2 de dezembro, com entrada gratuita no clube de Porto Alegre (RS).

Com 224 atletas de 19 países, sendo três jogadores que lideram o ranking mundial e 24 entre no top 10, o primeiro dia terá atletas do Brasil, Alemanha, França, Jordânia, Canadá e Argentina em ação com 14 jogos do masculino nas categorias 35 anos, 40, 45, 55 e 60 anos e um do feminino nos 35 anos. Os gaúchos iniciam a briga pelo título já com um confronto direto na concorrida categoria 55 anos. Atual vice-campeão, Pedro Felice, quarto favorito, pega seu parceiro de treinos da Sogipa, Carlos Fortes, não antes das 15h30: "Somos amigos, treinamos juntos, sou o cabeça 4, ele não tem pontos ITF por isso saiu solto na chave. Estreia difícil, nunca é fácil enfrentar quem você conhece muito bem, mas faz parte. A chave está bem complicada com dois top 10. O grego vem de título no Chile e está bem cotado para vencer na Argentina nesse final de semana também", disse Felice se referindo ao principal favorito e número 1 do mundo, o grego Konstantinos Effraimoglou que estreia provavelmente na terça-feira diante do baiano Washington Nilo. Outro gaúcho em quadra será Miguel Kelbert, quarto favorito na categoria 45 anos, em outro duelo gaúcho contra Marcelo Maciel. Kelbert é o atual vice-campeão perdendo final do ano passado para o britânico Sebastian Jackson.

Na categoria 60 anos o alemão Wolfgang Zopp pega o brasileiro Claudio Queiroz em jogo que define o adversário do quarto do mundo e principal favorito, o colombiano Carlos Behar. O francês Patrick Lacoste mede forças diante do brasileiro Armando Vogel. O canadense Marc Pepin enfrenta o brasileiro Tarcisio Leite. O argentino Alejandro Spinelli mede forças diante do brasileiro Wilson Bertei em definição do rival do segundo favorito, o brasiliense Amadeu Façanha, oitavo do mundo e atual campeão na capital gaúcha. Façanha derrotou Behar este ano no Campeonato Sul-Americano realizado em Sta. Cruz de la Sierra, na Bolívia.

A competição em 2018 teve um aumento de países. De 17 em 2017 pulou para 19. São atletas do Brasil, Jordânia, Costa Rica, Chile, Argentina, Holanda, Lituânia, Peru, Espanha, Itália, Colômbia, Alemanha, EUA, Grécia, França, Canadá, Austrália, Uruguai e Bolívia.

Destes atletas, três lideram o ranking nas respectivas categorias. O americano John Powless, de 86 anos (foto em destaque), retorna à capital gaúcha para defender seu troféu. O jogador que foi o primeiro técnico do americano Arthur Ashe, campeão de Grand Slams e ícone do esporte que dá nome à maior quadra do mundo para 24 mil pessoas no US Open. Powless foi o primeiro patrão na carreira vasta de Nick Bolletieri que hoje tem a maior academia do mundo no esporte em Bradenton, na Flórida. Powless nesta edição terá a forte concorrência do australiano Adrian Alle, terceiro do mundo e de 88 anos.

Outros dois líderes são a argentina Silvina Delgado, na categoria 40 anos no feminino além do já mencionado o grego Konstantinos Efraimoglou, na categoria 55 anos masculino.

Confira a Programação desta Segunda-Feira (26/11):
14h
35M R16 #5 Alexandre ARAGON (BRA) Fabio BADRA (JOR)
35F RR3 #5 Dora ANER (BRA) [2] Mariana KELLER (BRA)
40M R16 #5 Andreas MENTZ (BRA) Thiago Jose SANCHES (BRA)
40M R16 #2 Gustavo POZZA SILVEIRA (BRA) Gustavo BOHRER (BRA)
45M R16 #4 Beno BUCKER FILHO (BRA) Elias BORGES (BRA)
45M R16 #6 Marcelo Amaro da Silveira MACIEL (BRA) Miguel KELBERT (BRA) [4]

15h30
55M R16 #6 Carlos Manoel FORTES (BRA) Pedro FELICE (BRA) [4]
60M R32 #14 Antenor Silva FILHO (BRA) Nelson Jose Tartarelli GERMANN (BRA)
60M #3 Libero RIPOLI (BRA) Sergio HANSEN (BRA)
60M R32 #6 Armando VOGEL (BRA) Patrick LACOSTE (FRA)
60M R32 #7 Renato Grillo FLACH (BRA) Joao R. SUCUPIRA (BRA)
60M R32 #10 Carlos Eduardo Freitas MAMEDE (BRA) Alberto LEWIS (BRA)

16h30
60M R32 #15 Wilson BERTEI (BRA) Alejandro SPINELLI (ARG)
60M R32 #11 Marc PEPIN (CAN) Tarcisio BATISTA LEITE (BRA)
60M R32 #2 Claudio Duarte LOBAO DE QUEIROZ (BRA) Wolfgang ZIPP (GER)

A 33ª edição do Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre - Copa Yone Borba Dias tem o patrocínio da Melnick Even – Líder em Alto Padrão, e conta com os apoios da NET Claro, Master Hotéis e Água Crystal.  A organização é da a PROTENIS PROMOÇÕES ESPORTIVAS e o evento é oficializado pela Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Gaúcha de Tênis e é realizado na Associação Leopoldina Juvenil.

Publicidade