É proibido soltar balão

Início    /    Colunistas    /    É proibido soltar balão
Por Admin CMS  •  19 de Julho de 2016

O corpo de bombeiros adverte: é proibido soltar balão.

Quem nunca pegou um adversário que adora dar balão nas bolas?

É bem comum, principalmente em torneios, lidar com adversários que respondem às bolas jogando para o alto a fim de incomodar o adversário, os chamados baloeiros.

Converso com vários atletas que se irritam facilmente quando depois de treinar exaustivamente winners, voleios matadores e uma diversidade de jogadas, se deparam nos torneios com um adversário que só joga bolas altas, tirando o oponente de jogo facilmente.

O que fazer com um cidadão destes?

A bola alta é sem dúvida uma alternativa para o jogador ganhar tempo de retornar ao centro da quadra e anular a estratégia de ataque do oponente.

Para lidar com esse modelo de jogador é preciso concentração e cabeça fria. Sempre digo que uma bola tem vários timings (pontos de rebatida). Como funciona?

Para você não recuar o tempo todo, o melhor é tentar avançar sempre em direção ao quique da bola sempre que ela vier alta e profunda, assim que ela começar a subir na altura da cintura, você ataca de volta, impondo o seu ritmo. Abaixar a bola com slices profundos  também é uma solução para diminuir a altura do quique para o adversário, dificultando a resposta alta. Observe e analise se a bola vai empurrar você para trás ou apenas quicar mais alta, se ela fizer você recuar muito, o melhor é avançar, caso contrário você pode esperar a descida da bola para atacar. Ficar recuando o tempo todo em direção à grade do fundo é o que o baloeiro pretende e o melhor é não ceder a esta guerra mental.

Outra arma interessante é surpreender o oponente rebatendo a bola antes do quique com um voleio de meio de quadra com spin e subir à rede. Vale lembrar que esta é uma jogada mais avançada, ou para os que já praticam este treino nas aulas. A concentração e determinação são imprescindíveis nesta jogada, um milímetro de insegurança pode te custar o ponto. Pense positivo.

Outra solução é o saque e voleio ou subir sempre que possível, para evitar a troca de bolas altas no fundo. Ao subir à rede, prefira um slice para abaixar a bola e dificultar a resposta do adversário com um balão.

Como podemos perceber, existem várias maneiras de combater os baloeiros. Escolha a que mais se encaixa às suas possibilidades como jogador. Só não perca a cabeça, por que no tênis soltar balões também faz parte do jogo.

Bons treinos e até a próxima dica do Muñoz!

Publicidade