Garopaba recebe mundial de Beach Tennis

Início    /    Outras Raquetes    /    Garopaba recebe mundial de Beach Tennis
Por Raphael Favilla  •  08 de Dezembro de 2017

A praia da Ferrugem em Santa Catarina se prepara para receber campeões mundiais em sua faixa de areia. De a 14 a 17 de dezembro acontece o Mormaii Garopaba Open De Beach Tennis, torneio do circuito mundial com premiação de US$ 10 mil (R$ 32 mil) e valiosos pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis, entidade que cuida do Beach Tennis.

Quatro títulos Mundiais de duplas e mais três campeonatos por equipes com a Itália. Currículo invejável do italiano Alessandro Calbucci que hoje é o sétimo do mundo e confirmou sua presença em Garopaba. O italiano, campeão do Mundo de duplas em 2008, 2011, 2013 e 2014 e tricampeão mundial por equipes em 2012, 2014 e 2015, terminou por quatro anos como o melhor do mundo no ranking, será um dos favoritos no evento onde atuará com o jovem italiano Andrea Stutto, de 24 anos, 29º do ranking mundial.

"Expectativa é dar o meu melhor e buscar ganhar o torneio, ano passado disputei o evento e fui finalista com meu melhor amigo brasileiro que não era Profissional foi uma grande satisfação, perdemos a final para os brasileiros Vinícius Font e Vinícius Chaparro que são super jogadores. Esse ano voltarei a pisar nesta areia que é um dos meus lugares preferidos do Brasil. Vou jogar com o Andrea que é um jogador da nova geração, da Next Gen do Beach Tennis , minha primeira vez que jogo ao lado dele, tem grande potencial, vamos ver como vai suportar a pressão atuando no calor brasileiro enquanto nessa época só se joga Indoor na Itália por conta do frio, mas estou bem confiante", disse Calbucci que em 2017 somou duas conquistas em Salinas, no Equador, Ugento, na Itália, foi vice em Guayaquil, no Equador, e semifinal recentemente em Aruba.

"Foi uma ótima temporada, não consegui disputar todos os torneios, diferente da época quando estava no topo, mas fui bem em Aruba recentemente chegando na semifinal", apontou o jogador de 37 anos que soma em torno dos 55 títulos de eventos da Federação Internacional de Tênis que passou a coordenar o Beach Tennis a partir de 2008. Em eventos válidos pela ITF ele é o que soma o maior número de conquistas ao lado de nomes como Luca Melicano, Marco Garavini e Michele Capeletti.

Outro forte nome da Itália é o lendário Alex Mingozzi que soma mais de 150 títulos, a maior parte quando o evento era coordenado pela IFBT. Ele inclusive ajudou o brasileiro Vinicius Font a se tornar número 1 do mundo na temporada 2014 quando atuou ao seu lado. Font é o único não-italiano a ter sido o líder do ranking. Ele jogará o evento ao lado do santista Raffael Agulha: "Estou com boa expectativa, ganhei da dupla número dois do mundo em Aruba, venho treinando bem, confiante, sem problemas físicos e espero fazer um bom torneio", apontou o veterano de 36 anos, joga Beach Tennis há 24 e soma três títulos mundiais em 2000, 2002 e 2007 com a liderança do ranking no currículo.

 

Mais de 500 atletas de seis países confirmados até o momento

A competição marca também a etapa Master do Circuito Mormaii de Beach Tennis que contou ao todo com sete etapas espalhadas por quatro estados (SC, RS, DF e RN), duas delas valendo pontos para o ranking mundial.

As inscrições encerraram e o torneio já passa dos 500 atletas nas categorias Profissional Masculino e Feminino em Simples e Duplas e Dupla Mista além das categorias amadoras A (Avançado), B (Intermediário) e C (Iniciante) com categorias de veteranos 40+ e 50+ e para a jovem geração Sub 18 e Sub 14.

No momento estão confirmados atletas do Brasil, Itália, Holanda, Aruba, Venezuela e Chile na competição. A confirmação final com o número de participantes virá até o início da próxima semana.

"Ter a presença de nomes como Calbucci e Mingozzi engrandecem a competição que já bateu o número de atletas da temporada passada. Ao todo serão 30 quadras, cinco destinadas ao Profissional, distribuídas na praia da Ferrugem com tendas com massoterapeuta, água, frutas. Os atletas e torcedores poderão desfrutar de uma praça de alimentação com Food Bikes e uma tenda 10x10 de cobertura. Na noite de sábado o evento contará ainda com uma festa com banda nacional a ser confirmada. Ano passado realizamos uma etapa nacional com 360 atletas em Garopaba, foi um sucesso e este ano será ainda maior. Nossa ideia é fazer sempre um torneio com muita alegria, organização, com uma vibe diferenciará que tem esta Praia de Garopaba", aponta Toninho Maraca, que organiza pelo segundo ano o Circuito Mormaii.

Publicidade