João Menezes é Ouro no Pan-Americano de Lima

Início    /    Tênis    /    João Menezes é Ouro no Pan-Americano de Lima
Por Gustavo Werneck  •  04 de Agosto de 2019

O mineiro João Menezes conquistou brilhantemente a Medalha de Ouro do tênis em Lima ao derrotar o chileno Tomas Barrios por 2 a 1, parciais de 7/5 3/6 e 6/4. Com muita força mental, superou momentos de muita dificuldade durante a longa partida, como no primeiro set quando quebrou o serviço do chileno, que sacava para o set em 5/4, e virou para 7/5. O momento para o tenista brasileiro não poderia ser melhor pois, além do importante título conquistado, garantiu sua presença nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. Sua colocação no ranking mundial, número 212 e o fato de não defender pontos expressivos até o evento, o garante no Top 300, condição exigida para a participação dos tenistas no evento.

A partida foi marcada pelo equilíbrio, com os tenistas apresentando um bom repertório de jogadas tanto na defesa quanto no ataque. Logo no primeiro game o brasileiro teve o seu serviço quebrado e só teve uma oportunidade de devolver a quebra no sexto game, mas não aproveitou. O set se apresentava um pouco mais favorável ao chileno mas no décimo game, quando Barrios sacava para fechar a primeira parcial com 5/4 40/15, Menezes iniciou uma grande reação que começou com a quebra do serviço de Tomas. Motivado, e sempre muito focado, João fez um serviço impecável e fechou 6/5 com um ace. Na sequência, aproveitou o momento de indecisão do chileno, que cometeu sua sexta dupla falta e quebrou novamente o serviço de Barrios, fechando o primeiro set em 7/5.

O início do segundo set foi parecido com o do primeiro, com o serviço do brasileiro sendo quebrado logo no início, desta vez no terceiro game. A recuperação de Menezes foi rápida e logo na parcial seguinte, aproveitando mais uma dupla falta de Barrios, empatou em 2/2. No game seguinte João, com dificuldade em colocar o primeiro saque, permitiu nova quebra a Barrios. Crescendo muito de produção neste segundo set, o chileno quebra mais uma vez o saque do brasileiro no nono game e empata o jogo, fechando em 6/3.

No desempate Barrios volta a quebrar o serviço de Menezes no início do set, desta vez no segundo game, abrindo 2/0, mas o mineiro se recupera rapidamente do susto e devolve a quebra no game seguinte. Sempre muito focado e contando com a ajuda da barulhenta torcida brasileira, Menezes consegue uma sequência de três breaks no quinto game, mas não traduz em quebra desperdiçando uma boa chance de ficar em vantagem na partida. Em seguida, depois de salvar dois break points, consegue confirmar o serviço, empatando o set em 3/3. 

O momento decisivo para a vitória de João Menezes estava reservado para o sétimo game, quando a exemplo do que tinha acontecido no quinto, o mineiro teve a chance dos breaks. Desta vez o brasileiro aproveitou e jogou a pressão toda para o lado do chileno, que passou a jogar com a necessidade de quebrar o saque do brasileiro para forçar o tie-brake. Mais uma vez o foco foi fundamental para o brasileiro que conseguiu confirmar seus serviços até fechar o set em 6/4 e partida em 2 a 1.

 



 



Publicidade