Quatro brasileiros nas oitavas do Juvenil de Porto Alegre

Início    /    Tênis    /    Quatro brasileiros nas oitavas do Juvenil de Porto Alegre
Por Raphael Favilla  •  01 de Março de 2018

Quatro brasileiros vão disputar, nesta quinta-feira, vagas nas quartas de final da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil de Tênis. O torneio é um dos nove maiores do mundo com entrada gratuita ao público.

Na Associação Leopoldina Juvenil, pela categoria mundial, o Brasil colocou quatro atletas nas oitavas de final. Depois dos triunfos de Mateus Alves, João Lucas Reis e Gilbert Klier, Matheus Pucinelli, que fez quartas ano passado, superou o suíço que vive em Salvador (BA), Aaron Schmid, por 7/6 (7/1) 6/0: "Primeiro set bem pegado, bem difícil, saquei em 6/5, não joguei bem, depois fui muito bem no tie-break . Foi a chave ganhar esse set. No segundo set mantive a intensidade e ele caiu, quebrou raquete, ficou bem chateado", apontou: "Gosto das condições daqui, nível do mar, bola mais rápida, adapta bem ao meu jogo. Estou com bom ritmo e agora pego o Baez, está confiante, mas também deve estar um pouco cansado, partida bem dura", apontou Pucinelli que desafia o segundo favorito e sexto do mundo, o argentino Sebastian Baez, campeão do Banana Bowl, em Criciúma, que derrotou o americano Brian Shi por 2/6 6/2 6/2.

O espanhol Nicolas Alvarez Varona, de 16 anos, pupilo do técnico brasileiro Cristiano Pinto e que recusou oferta para treinar na academia de Rafael Nadal, derrotou o mineiro João Ferreira, 16º favorito, por 6/4 6/3: "Dia bem longo com partidas durando três horas, mas consegui jogar bem uma partida de dois sets contra o João que é do Brasil e está jogando bem. Fiquei contente e agora com bom ritmo depois da estreia bem ruim que fiz".

O tenista que é recordista como o mais novo na história a ganhar o primeiro ponto no profissional da ATP, com 14 anos e três meses, enfrenta o argentino Juan Cerundolo, terceiro favorito.

Outros dois brasileiros se despediram. Depois de passar pelo 11º do mundo, Mateo Reyes caiu diante do argentino Alejo Lavallen por 6/3 5/7 6/0, Rafael Marques, campeão dos 16 ano passado, perdeu para o dominicano Nick Hardt por 6/3 6/4.

Os jogos desta quinta-feira largam a partir das 9h com todas as partidas de oitavas de final na Associação Leopoldina Juvenil. Nos 16 e 14 anos, com pontos para o ranking do Cosat, da América do Sul, as quartas de final começam às 8h30 na Sogipa. Os jogos dos 12 anos, com pontos da Confederação Brasileira de Tênis, largam às 9h também na Sogipa. O dia terá na categoria jogos também pelas quartas de final.

O Tennis Kids terá início nesta sexta-feira.

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.

São cerca de mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

Publicidade