Brasil sofre virada contra a Holanda e busca classificação para as finais no sábado

Início    /    Copa Davis    /    Brasil sofre virada contra a Holanda e busca classificação para as finais no sábado
Por Nittenis News  •  12 de Setembro de 2024

Nesta quinta-feira (12), o Time Brasil BRB foi derrotado, por 2 a 1, para a Holanda no segundo jogo da fase de grupos das finais da Copa Davis. Em Bolonha, na Itália, João Fonseca abriu vantagem ao vencer Botic Van de Zandschulp, por 6/4 7/6, mas Thiago Monteiro cedeu o empate ao ser superado por Tallon Griekspoor, por 7/6 6/4. A virada aconteceu nas duplas, quando Rafael Matos e Marcelo Melo perderam para Zandschulp e Wesley Koolhof, por 6/4 7/6.

Com o resultado, a equipe ocupa a quarta colocação do Grupo A, que ainda conta com Itália e Bélgica. Para alcançar a classificação às finais do torneio, a equipe precisa vencer os belgas e torcer por uma combinação de resultados. A partida acontece neste sábado (14), a partir das 10h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no canal DSports (disponível na Sky+).

Abrindo o confronto, João Fonseca dominou Botic Van de Zandschulp em quadra. O brasileiro não sofreu quebras e precisou de apenas 1h32min para definir o placar em dois sets, por 6/4 7/6. Com a conquista, o carioca de 18 anos anotou sua primeira vitória na Copa Davis.

Depois da partida, Fonseca destacou a evolução que teve na competição, em comparação à partida do dia anterior, quando foi superado por Matteo Berretini. “Hoje fui mais agressivo, senti o calor da torcida e da equipe e mantive um bom ritmo do início ao fim para dar essa vitória para o Brasil. Estou muito feliz com a partida e quero seguir assim no sábado. Vamos com tudo”, disse.

Na sequência, Thiago Monteiro teve um duelo difícil contra o top 40 Tallon Griekspoor. O número 1 do Brasil conseguiu levar o primeiro set para o tiebreak, mas o dia inspirado do holandês fez a diferença, que venceu por 7/6 6/4.

Durante a coletiva pós-jogo, o cearense citou o cansaço da partida do dia anterior – com 3h39min de duração – e elogiou o adversário holandês. "Ontem foi uma jornada muito longa e de alto nível. Busquei me recuperar da melhor maneira possível para estar pronto para hoje, mas fiz uma partida ruim. Hoje, ele (Griekspoor) circulou muito bem, não tive muita chance nas devoluções e ele foi melhor nos momentos importantes. Tentei atuar da melhor maneira que pude", completou.

Nas duplas, Rafael Matos e Marcelo Melo fizeram um jogo equilibrado contra Zandschulp e Wesley Koolhof. Os brasileiros saíram atrás no primeiro set e quase levaram para o terceiro, ao perder no tiebreak. O placar terminou em 6/4 7/6.

Apesar da derrota, o capitão do Time Brasil BRB na Copa Davis, Jaime Oncins, se mantém otimista com a classificação. “Agora vem aquele sentimento amargo da derrota, mas vamos levantar a cabeça porque temos mais um confronto e as chances estão vivas. Temos mais um dia para descansar e trabalhar e deixar tudo pronto para enfrentar a Bélgica".

Oncins ainda citou os pontos positivos do confronto contra os holandeses. “Começamos com o João jogando muito firme e mostrando todo o potencial que ele tem contra um grande jogador. O duelo do Monteiro já sabíamos que seria difícil e o adversário sacou muito bem. Nas duplas, o Matos e o Melo jogaram bem e não levamos para o terceiro set por detalhe”, finalizou.

Fonte  Imprensa CBT

Foto de Fonseca: Green Filmes/CBT


Publicidade