Brasileiros avançam em torneios europeus sobre o saibro

Início    /    Tênis    /    Brasileiros avançam em torneios europeus sobre o saibro
Por Raphael Favilla  •  22 de Julho de 2024

Depois de uma boa campanha em Bastad, Thiago Monteiro manteve o ritmo e iniciou sua jornada com uma grande vitória no ATP 250 de Umag, na Croácia. O número 2 do Brasil e 79º do mundo começou atrás contra o tcheco Tomas Machac, 39º colocado e cabeça de chave 7, mas reagiu e venceu de virada por 3/6, 6/3 e 6/4, em 2h16 de jogo.

Esta foi a 10ª vitória do canhoto brasileiro em chaves principais de torneios de elite em 2024, todas no saibro. Ele alcançou as quartas de final no Rio Open e em Bastad, as oitavas em Roma e a terceira rodada em Madri.

Com o triunfo desta segunda-feira, Monteiro está provisoriamente subindo nove posições no ranking, retornando ao top 70. Ele possui como melhor marca a 61ª posição, alcançada em outubro de 2022. Além disso, está reduzindo a diferença para Thiago Wild de 25 para 15 pontos, deixando a disputa pelo posto de número 1 do Brasil acirrada.

Monteiro avança para as oitavas de final em Umag, onde enfrentará o húngaro Fabian Marozsan, que venceu o cazaque Alexander Shevchenko em três sets. Será um duelo inédito no circuito.

No início do jogo contra Machac, o tcheco foi superior, fazendo mais winners, cometendo menos erros e servindo melhor. No entanto, Monteiro aproveitou a queda de rendimento do adversário no segundo set e empatou a partida. No set decisivo, após um início equilibrado, Monteiro conseguiu a virada salvando quatro break-points e quebrando o saque de Machac no nono game.

Wild avança na Áustria

Enquanto isso, Thiago Wild confirmou o favoritismo e avançou à segunda rodada do ATP 250 de Kitzbuhel, na Áustria, vencendo o juvenil local Joel Schwaerzler por 6/2 e 7/6 (8-6). Esta é sua última preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.

O número 1 do Brasil aguarda agora o vencedor do confronto entre Laslo Djere e Vit Kopriva. Wild perdeu todos os três confrontos anteriores contra Djere e também foi derrotado por Kopriva em um challenger há três anos.

No mesmo quadrante de Wild, possíveis adversários nas quartas de final são Tomas Etcheverry e Yannick Hanfmann, com o alemão superando o espanhol Jaume Munar nesta segunda-feira.

Diante de um adversário inconsistente, Wild teve um primeiro set tranquilo, mas enfrentou dificuldades no segundo, precisando salvar cinco break-points no primeiro game e outros no 4/4. No tiebreak, após abrir 4-2, perdeu três pontos consecutivos, mas conseguiu se recuperar e avançou para a próxima rodada.

"O primeiro game do segundo set foi especialmente desgastante, tão longo que acabei sentindo um pouco o ombro, mas venho trabalhando duro para me manter focado no jogo e hoje consegui fazer isso, tanto naquele game quanto no tie-break. E aquele game foi crucial. Acho que o saque fez uma grande diferença também", disse Wild.

"Gosto de jogar em Kitzbuhel, isso também faz diferença pra mim. Adoro a atmosfera daqui. Me lembra um pouco a minha cidade e me faz sentir um pouco em casa", finalizou o brasileiro, que marcou sua 15ª vitória de nível ATP na temporada, superando suas campanhas de 2023 e 2020.

Wild permaneceu no 72º lugar no ranking divulgado nesta segunda-feira, defendendo 20 pontos da campanha do ano passado e somando 25, o que pode levá-lo ao 67º posto dependendo do desempenho de cinco adversários diretos, incluindo Monteiro em Umag.


Publicidade