Foram sorteadas as chaves da fase qualificatória para Roland Garros, que começa a ser disputada na manhã desta segunda-feira. Entre os homens, o cearense Thiago Monteiro e os paulistas Felipe Meligeni e Gustavo Heide conheceram seus primeiros rivais e o caminho até a chave principal, onde até agora apenas Thiago Wild garantiu lugar no masculino. Já no feminino, Laura Pigossi é a única representante do país na busca por um lugar na chave principal do Grand Slam francês. A 125ª colocada no ranking da WTA e cabeça de chave 20 na disputa tenta se juntar a Beatriz Haddad Maia, que está direito e será cabeça de chave.
Pigossi vai abrir campanha contra a norte-americana Elvina Kalieva, de 20 anos e atual 207ª do mundo, que tenta disputar um Grand Slam pela primeira vez, enquanto a paulista de 29 anos vai em busca de sua terceira aparição em chaves principais, após Wimbledon (2022) e Australian Open (2023). Passando pela estreia no quali de Paris, a número 2 do Brasil terá pela frente a vencedora do duelo entre a polonesa Katarzyna Kawa (188ª) e a tcheca Gabriela Knutson (192ª).
Melhor brasileiro na disputa, Monteiro é o cabeça de chave 6 e tem estreia marcada contra o boliviano Murkel Dellien, de 26 anos e atual 222º do mundo. Os dois se enfrentaram uma vez no circuito, ano passado na primeira rodada do challenger de Montevidéu, com vitória do canhoto cearense em sets diretos, cedendo apenas quatro games ao rival.
Passando pela primeira rodada, Monteiro cruzaria com o vencedor do duelo entre o cazaque Dmitry Popko (223º) e o francês Valentin Royer (230º). O maior obstáculo no caminho de Monteiro é o austríaco Jurij Rodionov (133º), com quem pode cruzar na última rodada do quali.
Felipe também figura entre os pré-classificados na fase qualificatória, é o 23º mais bem cotado e abre campanha contra o bósnio Nerman Fatic (207º). O tenista de Campinas pode cruzar com o tcheco Zdenek Kolar (294º) na segunda rodada e na última tem tudo para pegar o norte-americano Zachary Svajda (122º).
Já a situação de Heide é um pouco mais complicada, estreando contra o eslovaco Lukas Klein, cabeça de chave 12 e atual 118º do mundo. Se passar, ele deve encarar outro eslovaco, o 210º do mundo Alex Molcan. Na terceira e última rodada, o principal rival no caminho deve ser o italiano Matteo Gigante, 139º colocado.
Dos quatro brasileiros, apenas Heide joga nesta segunda-feira. Ele faz o último jogo da quadra 2, por volta de 10 horas.