O sérvio Novak Djokovic anunciou, por meio de suas redes sociais, que não disputará o ATP Finals em Turim na próxima semana. Defensor do título, Djokovic optou por não competir este ano, o que resultará na perda de 1300 pontos na próxima atualização do ranking. Atual número quatro do mundo, ele já havia decidido não participar do Masters 1000 de Paris, sendo seu último torneio o Masters 1000 de Xangai.
“É uma grande honra se qualificar para o ATP Finals de Turim. Eu estava realmente ansioso para estar lá, mas, por causa de uma lesão, não poderei jogar na próxima semana. Peço desculpas a todos que planejavam me ver lá. Desejo a todos os jogadores um ótimo torneio. Vejo vocês em breve”, escreveu Djokovic em sua conta no Instagram.
Na reta final de sua carreira, Djokovic já admitiu dificuldades para encontrar motivação para continuar jogando tênis, algo que ele enfatizou especialmente após o anúncio da aposentadoria de Rafael Nadal:
“Ele [Nadal] foi meu maior rival, e nossa rivalidade impactou minha carreira mais do que qualquer outra, de longe. Sabíamos que esse momento chegaria mais cedo ou mais tarde, mas, ainda assim, é um choque. Quando aconteceu oficialmente com Roger, alguns anos atrás, e também com Andy este ano, foi avassalador para mim. Ainda gosto de competir, mas uma parte de mim se foi com eles. Uma grande parte de mim. É uma notícia difícil para o mundo do tênis e para o mundo dos esportes”, disse Djokovic.
Assim, o sérvio encerra o ano de 2024 sem nenhum título da ATP, mas com a medalha de ouro olímpica, sua principal meta da temporada, conquistada sem perder nenhum set. A desistência de Djokovic e as aposentadorias de Federer e Nadal implicam que o ATP Finals de 2024 será o primeiro desde 2001 sem a presença de ao menos um membro do Big 3. Naquela ocasião, o australiano Lleyton Hewitt foi o campeão.
Classificados para o ATP Finals 2024:
Jannik Sinner
Alexander Zverev
Carlos Alcaraz
Daniil Medvedev
Taylor Fritz
Casper Ruud
Alex De Minaur
Andrey Rublev
Foto:
Corinne Dubreuil/ ATP Tour