Em sua primeira competição profissional na grama, o carioca João Fonseca foi eliminado na segunda rodada do challenger de Surbiton, na Inglaterra. Enfrentando Brandon Nakashima, ex-top 50 e atual 84º do mundo, Fonseca começou mal, mas reagiu no segundo set. No entanto, não resistiu ao norte-americano, que venceu por 6/2, 6/7 (5-7) e 6/0 em 1h38 de partida.
No primeiro set, Nakashima dominou com um serviço forte, acertando 81% do primeiro saque e vencendo 76% dos pontos. Fonseca, por outro lado, acertou apenas metade de seus primeiros serviços e ganhou 55% dos pontos com eles, além de apenas 36% dos pontos com o segundo saque. Nakashima não enfrentou um único break-point e aproveitou suas duas chances para abrir vantagem e sair à frente no placar.
A segunda parcial continuou difícil para Fonseca, com Nakashima mantendo o controle dos pontos, especialmente com um ótimo forehand. Com quebras no quarto e sexto games, Nakashima abriu 5/1 e teve dois match-points no serviço seguinte, que Fonseca salvou. O brasileiro quebrou o serviço de Nakashima no nono game, levando a parcial ao tiebreak, onde Fonseca se recuperou e empatou o jogo.
Apesar da grande recuperação no segundo set, Fonseca não conseguiu manter o ímpeto no set decisivo. Nakashima retomou o controle, aplicando três quebras de serviço e fechando a partida com um "pneu" de 6/0, garantindo sua vaga nas quartas de final.
Fonseca, de 17 anos, está em sua 11ª participação na chave principal de um challenger e a sétima em 2024. Ele possui 15 vitórias e 11 derrotas neste nível de torneio, com seu melhor resultado sendo o vice-campeonato em Assunção, no Paraguai, em março. A campanha em Surbiton lhe rendeu provisoriamente seis posições no ranking, alcançando o 224º lugar, dois acima de sua melhor marca.
Agora, Fonseca segue para Nottingham, onde usará o mecanismo da ATP para jogar até oito challengers na temporada de entrada no profissional. Seu calendário de grama inclui o qualificatório de Ilkley a partir do dia 17 e ele aguarda uma vaga no quali de Wimbledon, estando atualmente cinco posições fora da lista de entrada.
Enquanto isso, Brandon Nakashima avança para as quartas de final, aguardando o vencedor entre seu compatriota Zachary Svajda e o britânico Daniel Evans, segundo cabeça de chave. Eles se enfrentarão no jogo de encerramento da programação desta sexta-feira.