Em excelente forma na temporada europeia de saibro, Thiago Monteiro adicionou mais uma vitória à sua lista nesta sexta-feira. Jordan Thompson, cabeça de chave 32 no Masters 1000 de Roma, não conseguiu acompanhar a consistência do cearense, que praticamente não deu chances ao australiano e fechou o jogo com 6/1 e 6/3, em apenas 1h28 de confronto.
Vindo do quali, o número 2 do Brasil e atual 106 do mundo repete em Roma a performance que teve em Madri semanas atrás, quando também conquistou duas vitórias após passar pelo classificatório. Agora, em busca de sua melhor campanha em Masters 1000, Monteiro aguarda o vencedor do confronto entre o norueguês Casper Ruud e o sérvio Miomir Kecmanovic para a próxima fase.
Com o desempenho no saibro italiano, o tenista de Fortaleza assegura seu retorno ao top 100 da ATP, subindo provisoriamente para a 91ª posição. Uma vitória adicional na competição pode levá-lo ao 84º lugar.
Monteiro foi muito superior a Thompson ao longo da partida, não apenas com o saque, onde venceu 72% dos pontos contra 53% do australiano, mas também demonstrando uma consistência notável. O cearense anotou 10 bolas vencedoras a mais que seu oponente (18 a 8) e teve os mesmos nove erros não forçados. Nos momentos decisivos, ele salvou os quatro break-points enfrentados e converteu três dos 13 que teve a seu favor.
Exibindo um saque afiado, Monteiro teve 72% de aproveitamento no primeiro set e enfrentou poucos problemas em seus games de serviço. Apesar de encarar quatro break-points contra, conseguiu terminar a parcial sem ceder quebras. Ele também demonstrou confiança ao dosar sua agressividade, registrando 10 winners a mais que Thompson (11 a 1) e os mesmos seis erros não forçados.
Monteiro dominou Thompson desde o início, vencendo cinco games consecutivos após o empate em 1/1. Mesmo ao sacar para fechar o set, enfrentando quatro break-points, manteve a calma e confirmou a vitória no primeiro set-point.
No segundo set, embora mais equilibrado, o cearense continuou controlando as ações em quadra e manteve um excelente aproveitamento com o serviço (73%). Thompson resistiu até o quinto game, quando sofreu uma nova quebra. No sétimo game, salvou dois break-points, mas não conseguiu evitar uma nova quebra no oitavo game, selando assim a vitória de Monteiro.