Thiago Monteiro recebeu uma grande notícia nesta quinta-feira. O tenista foi confirmado pela CBT como um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, se juntando a Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi entre os já garantidos na competição que acontece entre os dias 27 de julho e 4 de agosto no complexo onde é disputado Roland Garros.
A classificação veio pelo desempenho de Monteiro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, que premia o vencedor e o segundo lugar com vagas nos Jogos Olímpicos. Medalhista de bronze, o cearense herdou a vaga do medalhista de ouro Facundo Diaz Acosta, que não disputará a competição por o seu país, a Argentina, exceder o número permitido de tenistas na competição. Assim, a segunda vaga continental das Américas foi garantida por Monteiro.
"É um sonho realizado. É a conquista do meu objetivo do ano, muito feliz em poder viver esse sonho novamente. É sempre especial estar no ambiente olímpico, tendo essa experiência de estar com os melhores atletas das principais modalidades do mundo e voltar para o complexo de Roland Garros. Muito feliz e mais tranquilo com a oficialização dessa vaga, agora é me preparar para vivenciar tudo isso de novo e fazer uma boa campanha", disse o tenista.
Esta será a segunda vez que Thiago disputa os Jogos Olimpícos, tendo também participado em Tóquio. O evento de Paris será jogado no saibro e o brasileiro vem de bons resultados na superfície, onde furou os qualifyings dos Masters 1000 de Roma e Madri e também de Roland Garros e chegou nas oitavas do torneio italiano e na terceira rodada do torneio espanhol. Antes de Paris, Thiago jogará o ATP 250 de Bastad, na Suécia, também disputado no saibro.