Monteiro domina Coria na Suécia

Início    /    Tênis    /    Monteiro domina Coria na Suécia
Por Raphael Favilla  •  16 de Julho de 2024

Thiago Monteiro teve uma ótima estreia no ATP 250 sueco de Bastad nesta terça-feira. Enfrentando o argentino Federico Coria, que ocupa a 69ª posição no ranking mundial, o tenista cearense dominou a partida do início ao fim, vencendo em apenas 66 minutos com as parciais de 6/1 e 6/3.

Atualmente como número 85 do mundo e segundo melhor do Brasil, Monteiro enfrentará um desafio ainda maior na próxima rodada contra o norueguês Casper Ruud, segundo cabeça de chave, que entra diretamente na segunda rodada. Esta será a sexta vez que Monteiro enfrenta Ruud, tendo uma vitória e quatro derrotas, incluindo confrontos ATP e no quali de Roland Garros, e com uma vitória em um torneio challenger em Braunschweig em 2019.

"Muito feliz com o nível apresentado, conseguindo manter essa consistência de bons resultados contra bons jogadores nisso em grandes torneios. E hoje consegui estar muito concentrado do início ao fim. Impondo meu ritmo. O saibro estava um pouco pesado, um pouco mais lento pelas condições, um pouco de chuva. Mas muito feliz com a vitória de hoje, que sempre dá confiança. E agora a segunda rodada contra o Ruud, que é um dos favoritos no torneio, um grande jogador no saibro. Acho que vai ser um grande desafio para estar bem motivado e buscar também jogar em alto nível de novo", contou Monteiro.

Apesar de um histórico misto contra jogadores do top 10, com quatro vitórias e seis derrotas, Monteiro teve sucesso nos dois encontros deste ano contra jogadores dessa elite, incluindo uma vitória por desistência de Carlos Alcaraz no Rio Open e uma vitória sobre Stefanos Tsitsipas em sets diretos no Masters 1000 de Madri. Ele também venceu Holger Rune em setembro de 2023, marcando três vitórias consecutivas contra jogadores do top 10.

Na partida contra Coria, Monteiro mostrou superioridade em todos os aspectos do jogo. Ele teve um excelente desempenho no saque, com 77% de aproveitamento no primeiro serviço e perdendo apenas quatro pontos nesse quesito. Seus golpes estavam precisos, resultando em 21 winners e apenas cinco erros não forçados, enquanto Coria registrou 9 winners e 12 erros não forçados.

Monteiro começou o jogo de forma agressiva, ganhando os três primeiros games do primeiro set, incluindo uma quebra no segundo game. Ele manteve a solidez, ampliando sua vantagem com outra quebra no quinto game e fechando a parcial perdendo apenas um game.

O segundo set foi inicialmente mais equilibrado, com os jogadores empatados até 3/3. Coria salvou um break-point no primeiro game, mas não conseguiu sustentar o ritmo. Monteiro, então, conseguiu duas quebras consecutivas, fechando o set em 6/3 e consolidando uma estreia impressionante no torneio.


Publicidade