Na corrida pelo topo do ranking, Iga e Sabalenka treinam juntas em Riad

Início    /    WTA    /    Na corrida pelo topo do ranking, Iga e Sabalenka treinam juntas em Riad
Por Nittenis News  •  02 de Novembro de 2024

Aryna Sabalenka e Iga Swiatek são duas das melhores tenistas do mundo, atuais números 1 e 2 do ranking mundial, respectivamente. As duas chegam a Riad para disputar o WTA Finals, competindo pelo topo do ranking da WTA ao fim da temporada. Apesar da rivalidade e da disputa, elas treinaram juntas ao longo da semana e deram muitas risadas ao gravarem conteúdos para as redes sociais, como você pode conferir abaixo.

https://x.com/TheTennisLetter/status/1851998314645893465

https://x.com/TheTennisLetter/status/1852041229535514892

Se o clima foi de descontração nas quadras, assim que as primeiras bolinhas amarelas voaram na Arábia Saudita, a disputa pelo troféu do Finals e pelo topo do ranking da WTA se mostrou acirrada. Aryna, que hoje ocupa a primeira colocação, pode se manter no topo com algumas combinações de resultados:

Aryna, que já estreou na competição com vitória, pode termniar automaticamente a temporada como número um do mundo caso vença suas outra duas partidas na fase de grupos. O mesmo acontecerá caso ela vença um ou dois jogos e chegue até a final.

Além disso, se Iga perder todos os seus jogos na fase de grupos, Sabalenka nem precisará chegar às semifinais. Em caso de uma derrota da polonesa na fase de grupos, a bielorrussa passa a precisar de duas vitórias; já em caso de duas derrotas de Swiatek, a vitória conquistada sobre Zheng já será o suficiente.

Pelo lado da atual número dois do mundo, que é também a campeã do torneio, Iga precisa defender seu título e torcer por tropeços de Aryna para recuperar seu lugar no topo do ranking da WTA.

No confronto direto entre as duas, Iga leva ampla vantagem, com oito vitórias e quatro derrotas em doze partidas disputadas. Apesar disso, no encontro mais recente, Sabalenka levou a melhor sobre ela nas semifinais do WTA 1000 de Cincinnati.

Outro ponto importante a ser destacado deste último confronto é que, assim como o WTA Finals será, ele foi disputado em uma quadra rápida, piso no qual a bielorrussa se sente muito à vontade, tendo vencido todos os seus Grand Slams nele. Apesar disso, Swiatek vem de uma pausa na temporada após a troca de treinador e promete voltar com força total para o torneio.

Hoje rivais com uma boa relação, as duas se respeitam muito, algo que fica evidente a cada fala delas. Ainda em maio, Aryna fez questão de ressaltar seu respeito e admiração pela polonesa, cujo bom desempenho a motiva a melhorar:

"Eu definitivamente a respeito muito. Ela é uma grande jogadora, e o que fez na última temporada e o que continua fazendo realmente me motiva a melhorar, a continuar trabalhando duro e a seguir lutando. Sei que, contra ela, são sempre batalhas", disse Sabalenka.

Depois de vencer o WTA 1000 de Madrid, Iga fez um discurso muito parecido com o de sua rival, falando como Aryna a obriga a buscar o melhor rendimento possível para continuar competindo:

"Aryna... por muitas outras finais... jogar contra você é sempre um desafio. Obrigada por me motivar e me forçar a ser uma jogadora melhor. Quero agradecer à minha equipe. Já fiz discursos bem bonitos antes, então não sei o que mais dizer para tornar este especial", disse Iga.

No tradicional media day, às vésperas do Finals, a polonesa também falou sobre a rivalidade com Aryna, ressaltando que sua rival é a favorita para terminar o ano na primeira colocação do ranking, mas que mesmo assim ela mira isso, mesmo que passo a passo:

"Claro, nós duas estamos lutando por essa vaga. Sim, tem sido basicamente nós duas nos últimos anos. Assim, eu estou no torneio. Obviamente, quero jogar o meu melhor aqui e vencer este torneio. Vou focar na minha primeira partida e fazer tudo passo a passo. Na verdade, não sei, foi muito bom treinar com a Aryna porque faz um tempo que não fazíamos isso, provavelmente desde 2022. Já faz muito tempo. Não sei bem o porquê (sorrindo). Sim, foi um ótimo treino. Ela é uma ótima jogadora. Ela merece ser a número 1 do mundo. Com certeza, vou lutar para estar nessa posição também", destacou.

Apesar da dominância no circuito da WTA nos últimos anos, as duas nunca se enfrentaram em uma final de Grand Slam. A única vez em que se encontraram em um torneio desse porte foi no US Open de 2022, quando, de virada, Swiatek venceu Sabalenka para garantir uma vaga na final e, posteriormente, o título.

Foto: WTA/Reprodução

Publicidade