Na grama, Fonseca arrasa ex-top 20 britânico

Início    /    Tênis    /    Na grama, Fonseca arrasa ex-top 20 britânico
Por Raphael Favilla  •  05 de Junho de 2024

João Fonseca estreou com sucesso em seu primeiro jogo profissional na grama. Na primeira rodada do challenger de Surbiton, ele enfrentou o britânico Kyle Edmund, ex-top 20 do mundo, e venceu com autoridade, marcando 6/2 e 6/1 em apenas 62 minutos.

O jovem carioca de 17 anos mostrou grande desempenho com o saque, vencendo 73% dos pontos com o primeiro serviço e 71% com o segundo. Ele enfrentou quatro break-points e salvou todos, enquanto Edmund, atualmente ocupando a 496ª colocação no ranking, teve apenas 45% de aproveitamento no serviço e sofreu cinco quebras.

No início do jogo, João rapidamente assumiu o controle, quebrando o serviço de Edmund no terceiro game. Embora tenha perdido um break-point no quinto game, ele voltou a pressionar no sétimo game, ampliando a vantagem e fechando o primeiro set com tranquilidade.

Na segunda parcial, Edmund teve dificuldades constantes com seu saque, enfrentando break-points em todos os seus games de serviço. Após se salvar no primeiro game, ele sofreu três quebras consecutivas, perdendo os seis games seguintes. O ex-número 1 juvenil quase teve um momento de baixa sacando em 4/1, mas salvou quatro break-points para manter o controle.

Após derrotar Edmund, Fonseca enfrentará na segunda rodada o vencedor do confronto entre o norte-americano Brandon Nakashima, cabeça de chave número 6, e o italiano Mattia Bellucci.

Este é o primeiro torneio de grama profissional do carioca, mas ele já tem experiência no piso no circuito juvenil, com nove vitórias em 10 jogos. Na temporada passada, ele venceu o J300 Roehampton, um dos principais eventos juvenis preparatórios para Wimbledon.

Fonseca atualmente ocupa a posição 230 do ranking, cinco posições abaixo da lista de corte para Wimbledon, que fechou no francês Manuel Guinard, 225º do mundo. Em geral, a posição que o brasileiro ocupa costuma ser suficiente para a entrada no quali do slam britânico, mas o torneio deste ano tem oito tenistas utilizando o ranking protegido, seis na chave principal (Rafael Nadal, Denis Shapovalov, Kei Nishikori, Pablo Carreño Busta, Soonwoo Kwon e Dominic Stricker) e mais dois no quali (Tim van Rijthoven e Nicolas Kicker).


Publicidade