O Brasil Tennis Classic - Ano V , torneio que colocou o Pará no circuito do tênis internacional, terminou com o título de um brasileiro para premiar o público que lotou a Assembleia Paraense toda a semana. Pedro Sakamoto não se intimidou e derrotou Alexander Stater (EUA) por 6/4 6/1 em 1h37m de partida.
A caminhada dos dois finalistas até o domingo foi bastante parecida, inclusive no desgaste das partidas disputadas no sábado. O principal favorito Pedro Sakamoto, 328 da ATP, foi bastante sólido a semana toda, perdendo um set somente na semifinal contra José Pereira. O mesmo aconteceu com Stater, 25 anos, 772º do mundo, cabeça 7 no ITF M15, que também precisou de três sets para passar pelo tenista do Mato Grosso, Lorenzo Esquici na semifinal. Porém, ele contou com a desistência do brasileiro Lucas Silva nas quartas.
A experiência dos 31 anos, ensinou Sakamoto como cuidar do corpo e da mente. Encontrar pessoas capacitadas para ajudar no dia a dia, comer e dormir bem, equilibrar os treinos e não exagerar em nada. Dessa forma, chegou na final com fôlego de garoto, em um torneio que derrubou muito jovem pelo caminho por suas dificuldades naturais, como calor e umidade.
Hoje, após um primeiro set equilibrado, Sakamoto dominou completamente o segundo, consagrando uma semana de alto nível de tênis com seu primeiro troféu da temporada.
Os 15 pontos que ganhou pelo título, devem colocá-lo na próxima lista da ATP em torno de 308º como o sexto melhor brasileiro na ATP. Em prêmios, Sakamoto leva 2.160 dólares. O finalista recebeu US$1.272 e 08 pontos.
“Acho que foi uma ótima semana, estive bem sólido em todos os jogos, fruto do trabalho que venho fazendo com a minha equipe no Rio de Janeiro. Estou me sentindo muito bem e apesar das condições extremas aqui em Belém, consegui me manter até o final graças ao Paulão (Paulo Santos, fisioterapeuta) que me acompanhou essa semana”, disse Sakamoto.
Foi uma vitória dura, mas acho que principalmente eu saquei muito bem hoje e quando ele baixou um pouco a intensidade do dele, eu aproveitei para dominar os pontos e essa foi a chave do jogo”, completou o campeão.
Fonte — Instituto Sports
Foto: João Pires/Fotojump