A jovem tenista Victória Barros, de apenas 14 anos, alcançou um marco importante em sua carreira ao conquistar sua primeira vitória em um Grand Slam. Na terça-feira, a atleta potiguar estreou com sucesso na chave de duplas do US Open, fazendo parceria com a sérvia Teodora Kostovic. A dupla venceu as búlgaras Rositsa Dencheva e Elizara Yaneva em sets diretos, com placar de 6/4 e 6/4, em uma partida que durou 1 hora e 11 minutos.
Este ano tem sido repleto de novas experiências para Victória. Recentemente, ela participou de seu primeiro torneio profissional no ITF W15 de Monastir, na Tunísia, onde chegou às semifinais. Além disso, a brasileira, que treina na França, fez sua estreia em duplas juvenis em Wimbledon e jogou sua primeira partida de simples em um Grand Slam neste US Open, onde foi derrotada pela holandesa Joy De Zeeuw no set decisivo.
No cenário juvenil mundial, Victória ocupa a 50ª posição, sendo a segunda melhor brasileira no ranking, que inclui atletas até quatro anos mais velhas. A única compatriota à sua frente é Olívia Carneiro, de 18 anos, que deve seguir carreira no tênis universitário americano. Na próxima fase do US Open, Victória e sua parceira enfrentarão as americanas Julieta Pareja e Akasha Urhobo.
Guto se despede
Enquanto isso, o jovem Guto Miguel, de 15 anos, único brasileiro a avançar na chave de simples, foi eliminado na segunda rodada. O goiano, 84º no ranking juvenil mundial, perdeu para o turco Atakan Karahan, de 18 anos e 33º do mundo, com placar de 6/2, 4/6 e 6/3. Esta campanha igualou seu desempenho em Roland Garros. Guto vinha de uma vitória expressiva sobre o cabeça de chave 10, o cazaque Amir Omarkhanov.
Nas duplas masculinas, Guto e seu parceiro paulista Enzo Kohlmann foram derrotados pelos italianos Andrea De Marchi e Jacopo Vasami por 6/2 e 7/6 (7-3). Outra dupla brasileira, Gustavo Almeida e o espanhol Izan Valiente, também foi eliminada pelos americanos Matisse Farzam e Nikita Filin, com placar de 4/6, 7/5 e 10-1.
No torneio feminino de duplas, Olívia Carneiro, jogando ao lado da eslovaca Mia Pohankova, não passou da primeira rodada. Elas foram superadas pelas cabeças de chave número 1, a búlgara Iva Ivanova e a belga Jeline Vandromme, por 6/3 e 7/5.