Os tenistas Vitor Leal e Nicolas Oliveira conquistaram neste sábado o título de duplas do Brasil Tennis Classic, em Belém do Pará. Os dois derrotaram na final o tenista da casa Joaquim Almeida e seu parceiro, o mato-grossense Lorenzo Esquici, em três sets, com parciais de 6/3 6/7(5) e 10/7.
Os cariocas, apesar de acostumados com as altas temperaturas, precisaram de muito fôlego e paciência para superar o calor e umidade paraenses, que são bem diferentes do resto do País. Além da torcida que estava, claro, a favor de Joaquim Almeida, atleta que cresceu no clube e que buscava o terceiro título de duplas da carreira diante dos amigos e da família.
Hoje não deu, mas agradeço a todos que vieram torcer e prestigiar o torneio. Muito bom poder jogar em casa com a torcida de vocês, por isso agradeço a organização por realizar o torneio aqui em Belém", disse Almeida.
Esquici, que antes havia disputado a semifinal de simples, estava visivelmente cansado, mas se empenhou ao máximo. Mas não foi desta vez que ele ganhou um título em terras brasileiras. Seu único troféu de duplas foi conquistado em 2023 em um M15 nos Estados Unidos, onde ele joga o tênis universitário na Texas Tech.
Oliveira e Leal nunca haviam jogado juntos, embora treinem na mesma academia no Rio de Janeiro. E a união deu certo, pois os dois conquistaram o primeiro troféu profissional da carreira. Vitor Leal, aos 24 anos já havia batido na trave em outra final de duplas e hoje agradeceu bastante ao parceiro Nicolas Oliveira pelo título. O jovem que acaba de deixar o circuito juvenil para se dedicar totalmente ao profissionalismo, era só sorrisos ao comentar a vitória que colocou a capital paraense para sempre na sua vida.
"Com certeza essa semana será inesquecível para mim, meu primeiro título profissional, minha primeira vez aqui e vou lembrar de Belém para sempre”, comentou o garoto que mostra um jogo cada vez mais consistente e sólido. "Sinto que nesse início de profissional a gente joga mais solto, sem pressão e meu tênis vem fluindo melhor dessa maneira”, explicou.
Pelo título, a dupla campeã ganhou 930 dólares e 15 pontos no ranking da modalidade, enquanto os finalistas ficaram com 540 dólares e 8 pontos da ATP.
Neste domingo, às 10 horas, com entrada gratuita na Assembleia Paraense, acontece a final de simples do Brasil Tenis Classic, ITF M15 chancelado pela Federação Internacional de Tênis.
O brasileiro Pedro Sakamoto e o norte-americano Alexander Stater jogam pelo título, pelos 15 pontos no ranking e pela premiação de US$2.160,00.
Fonte — Instituto Sports
Foto: João Pires/fotojump