O paranaense Thiago Wild continua sua trajetória no ATP 250 de Kitzbuhel, avançando para as quartas de final do torneio disputado no saibro austríaco. Nesta quarta-feira, o número 1 do Brasil demonstrou grande poder de reação ao virar o jogo contra o sérvio Laslo Djere, vencendo com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2, em uma partida que durou 2h08.
"Foi um jogo super difícil, o Laslo é um jogador que já tem vários títulos ATP, ótimos resultados, ótimas vitórias, inclusive eu já tinha perdido pra ele três vezes. Acho que hoje consegui encontrar uma maneira de jogar diferente, subi bastante a energia e a intensidade do jogo, me manter focado e positivo nos momentos mais difíceis", contou Wild.
Em um primeiro set equilibrado, Laslo Djere fez a diferença ao aproveitar sua única oportunidade de quebra no terceiro game. O sérvio manteve a firmeza no serviço até o final, salvando dois break-points antes de fechar o set em 1 a 0. No entanto, Thiago Wild melhorou significativamente no segundo set, especialmente no segundo serviço, cujo aproveitamento subiu de 44% para 71%. Ele conseguiu uma quebra no quarto game e administrou a vantagem para empatar a partida.
O terceiro set começou de forma ideal para Wild, que dominou o adversário e rapidamente abriu 4/0 no placar, ganhando oito dos 12 primeiros pontos no saque de Djere. Com essa vantagem, o brasileiro manteve a calma e garantiu a vitória com tranquilidade.
Este triunfo é uma revanche para Wild, que havia sido derrotado por Djere nas oitavas de final do mesmo torneio no ano passado. Foi também a primeira vitória de Wild contra Djere após três derrotas anteriores, todas no saibro.
Com a campanha até agora, Thiago Wild está subindo no ranking, passando da 72ª para a 63ª posição. Se conseguir mais uma vitória nesta semana, ele pode igualar sua melhor marca, o 58º lugar alcançado em maio deste ano.
Na busca pela segunda semifinal de ATP da carreira, o campeão de Santiago em 2020 enfrentará o alemão Yannick Hanfmann, que eliminou o paulista Gustavo Heide, um lucky-loser que substituiu o argentino Tomas Etcheverry. Hanfmann venceu o único duelo anterior entre eles em chaves principais, no saibro de Santiago em 2022. Eles também se enfrentaram duas vezes em outros torneios, com uma vitória para cada lado: Wild venceu no challenger de Montevidéu em 2019, e Hanfmann no quali de Kitzbuhel em 2018.
"Muito feliz de estar nas quartas de final aqui, mais uma quartas de ATP, mas tem que seguir trabalhando que amanhã tem outro jogo duro e preciso de uma boa estratégia para enfrentar o Yannick Hanfmann, outro jogador perigoso, que vem muito bem e também tem retrospecto positivo de duas vitórias contra uma minha", finalizou Wild.
“Jogo muito duro contra um jogador experiente que não te dá nada de graça. Thiago foi muito bem hoje, conseguiu jogar com consistência e com agressividade nos momentos críticos do jogo e manteve o foco, encontrou saídas, que é o que temos trabalhado bastante nas últimas semanas", disse o treinador Duda Matos.
Foto: Generali Open/ Alexander Scheuber