À la Nadal

Início    /    Tênis    /    À la Nadal
Por Raphael Favilla  •  06 de Julho de 2022

Foi sofrido, emocionante e com longa duração. Do jeito Nadal de ser. O espanhol garantiu vaga na semifinal de Wimbledon em 2022 com uma vitória épica sobre o americano Taylor Fritz. Uma virada por 3 sets a 2, parciais de 3/6, 7/5, 3/6, 7/5 e 7/6 em 4h20 de confronto na quadra central do All England Club.

Bicampeão de Wimbledon em 2008 e 2010 e vencedor de 22 títulos de Grand Slam, Nadal disputará sua 38ª semifinal de Slam na carreira. Na grama londrina, fará sua oitava semi. Também campeão do Australian Open e de Roland Garros na atual temporada, o veterano de 36 anos marcou sua 19ª vitória seguida em torneios do Grand Slam em 2022.

Ex-número 1 do mundo e atual quarto colocado, Nadal enfrenta na próxima sexta-feira Nick Kyrgios, 40º do ranking, que disputará sua primeira semifinal de Grand Slam aos 27 anos.

O australiano mostrou que as recentes acusações de violência doméstica de uma ex-namorada ainda não afetaram sua cabeça. Após início instável, Kyrgios confirmou o favoritismo e eliminou o chileno Cristian Garin em sets diretos, parciais de 6/4, 6/3 e 7/6 (7-5).

Depois de ter feito duas quartas de final de Grand Slam em 2014 e 2015, Nick enfim atinge uma semi, o primeiro de seu país desde 2005. Lleyton Hewitt atingiu a penúltima rodada do US Open e de Wimbledon naquela temporada. Em janeiro, ele foi campeão de duplas do Australian Open.

No Raio-X contra Nadal, o espanhol lidera o histórico de confrontos por 6 a 3, com uma recente vitória no Masters 1000 de Indian Wells deste ano. Em Wimbledon, eles já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado.

Fritz x Nadal: Um duelo no suor e na raça

O confronto teve todos os elementos de uma partida histórica. Rafa largou atrás, buscou o empate, passou atendimento médico antes do terceiro set, viu o adversário novamente abrir vantagem e buscou a virada, concretizada no match tiebreak do quinto set.

Enfrentando um ótimo sacador, Nadal começou o jogo como precisava ser. Se aproveitou do adversário ainda aquecendo quebrou o serviço logo no primeiro game para abrir 2/0 na sequência. A resposta do americano veio no sexto game.

Fritz dominou os pontos e fez 40 x 0, mas Rafael salvou os três break points. No empate, Nadal errou uma bola no contrapé, cedeu o quarto e aí não teve escapatória. Quebra devolvida e primeiro set empatado na quadra central.

Rafael Nadal tentou a resposta na sequência e teve a chance de quebrar, salva por Fritz com dois excelentes saques. Na sequência, foi vez do americano, que conquistou dois breaks points e virou a primeira etapa graças a uma dupla falta do espanhol. Com dois aces e nenhum ponto cedido, fechou o set em 6/3.

A resposta de Rafa não poderia ser melhor, com três games vencidos para abrir o segundo set. Só que o canhoto de Mallorca levou uma quebra de volta no quinto game, viu Fritz empatar em 3/3 e para piorar sentiu uma lesão abdominal no sétimo, quando encarou mais um break-point e mesmo com dor conseguiu confirmar.

Veio então um pedido de atendimento médico, uma saída de quadra e depois uma volta bastante reticente de Nadal, que até venceu seu próximo game de serviço, mas mostrando maior dificuldade com o saque, que estava bem abaixo do normal. Ainda assim, o espanhol seguiu lutando, evitou novas quebras e ainda pressionou Fritz uma vez mais para anotar novo break e empatar o jogo. Um set a um, em um momento em que até mesmo Sebastian Nadal, pai do tenista, sinalizava para o filho que seria melhor abandonar a partida.

A virada para o terceiro set teve participação dos médicos. Rafael Nadal precisou de atendimento por conta de dores abdominais, enquanto Taylor Fritz refez uma bandagem na coxa. O espanhol seguiu sofrendo para sacar e viu o americano abrir vantagem logo no começo da etapa.

Sem conseguir encontrar respostas e parecendo sentir o problema físico, Rafa ainda perdeu mais um game de saque na reta final, vendo o Taylor fechar o terceiro set em 6/3 e voltar à vantagem na partida.

O quarto set começou com uma sequência de três quebras de serviço, sendo duas a favor de Nadal. O espanhol ainda escapou de um break-point no quarto game para 3/1 no placar. Fritz só buscaria o empate no oitavo game, quando finalmente conseguiu devolver a quebra. Mas Nadal continuou lutando, pressionando muito nas devoluções, e voltaria a quebrar no penúltimo game da parcial.

A etapa decisiva começou nervosa, com os sacadores fazendo um bom trabalho e a igualdade mantida, até que Fritz vacilou e cedeu dois break points para Nadal no sétimo game. O americano até salvou esses dois, mas no empate foram mais duas oportunidades e o espanhol aproveitou a segunda delas para abrir 4/3.

Taylor Fritz não deixou o momento do jogo virar. Se manteve firme nas trocas de bola no fundo da quadra, aproveitou os erros de E para empatar imediatamente o set. Uma partida tão equilibrada não podia terminar de outra forma: match tiebreak no quinto set.

Rafael Nadal foi quem começou melhor o desempate, com cinco pontos consecutivos. Taylor Fritz ameaçou uma reação, anotando três em sequência, mas viu o Touro Miúria fazer 9 x 3 e fechar em 10 x 4 para avançar a semifinal de Wimbledon.




Publicidade