A United Cup vai começar! Saiba tudo sobre o novo torneio

Início    /    Tênis    /    A United Cup vai começar! Saiba tudo sobre o novo torneio
Por Raphael Favilla  •  27 de Dezembro de 2022

A primeira edição da United Cup está prestes a começar! A partir de 29 de dezembro, as cidades australianas de Sydney, Brisbane e Perth receberão tenistas de 18 países, dentre eles Rafael Nadal, Iga Swiatek, Nick Kyrgios, Alexander Zverev e outros. O Brasil será liderado por Beatriz Haddad Maia e Thiago Monteiro.

Organizada pela ATP e WTA, a mais nova competição mista entre nações do calendário será disputada em quatro fases, valerá pontos para o ranking mundial e distribuirá US$ 15 milhões em premiação. 

Os dez integrantes do time brasileiro que irá disputar a inédita competição já estão reunidos em Brisbane e, nesta semana, iniciaram o treinamento no piso sintético.

Beatriz Haddad Maia e Thiago Monteiro lideram o grupo e serão os tenistas número 1 de cada sexo, conforme exige o regulamento, ficando para Laura Pigossi e Felipe Meligeni a condição de jogadores números 2. Os duplistas Luísa Stefani e Rafael Matos podem fazer a mista.

Rafael Paciaroni, treinador pessoal de Bia, foi designado como capitão do time e estará responsável pelas escalações. Luiz Peniza também acompanha a equipe.

O Brasil está no grupo C e fará estreia na madrugada de quinta-feira, às 0h de Brasília, contra a Itália de Matteo Berrettini. Serão disputados dois jogos de simples. No dia seguinte, mais duas simples e uma dupla mista. No sábado e domingo, o duelo será contra a Noruega de Casper Ruud. O campeão do grupo avança para a fase seguinte.

Pigossi joga na noite de quinta

Laura Pigossi, 118ª colocada da WTA, está escalada para disputar o quarto duelo do encontro diante da Itália contra Lucia Bronzetti, 54ª colocada, em torno das 22h30 de Brasília de quinta-feira, dia 29. O Brasil começará jogando com Bia Maia contra Martina Trevisan às 0h do mesmo dia seguindo com Felipe Meligeni contra Lorenzo Musetti. Antes de Pigossi, Thiago Monteiro enfrenta Matteo Berrettini, 16º, às 21h.

Laura também fará o quarto jogo do confronto diante da Noruega contra Malene Helgo, 319ª colocada, em torno das 22h30 do dia 31 de dezembro no horário de Brasília (11h30 do dia 1º de janeiro no horário australiano).

A paulistana vem treinando duro na Austrália, e passou a noite de Natal com Luisa Stefani no reencontro da dupla medalhista olímpica em Tóquio.

"A quadra e as condições estão rápidas. Foi bom termos chegado antes para adaptar. Muito bom poder estar jogando pelo Brasil mais uma vez e eu amo jogar em equipe. Traz um ar mais leve para a semana e essa troca que temos entre todos é muito legal, conseguimos aprender bastante", disse Pigossi. "Passei o Natal com a Luísa. Foi bem especial ! A gente tem uma ligação pra vida inteira. Se você me perguntasse se eu tivesse que passar o natal fora de casa e pudesse escolher uma pessoa, provavelmente minha resposta seria ela. Traz um ar leve e lembranças muito boas".

Tudo sobre a United Cup

De 29 de dezembro a 3 de janeiro, será disputada a fase de grupos, com 18 países divididos em seis chaves de três. Nesta etapa, cada sede receberá dois grupos e somente os campeões se classificam para a chamada Final da Cidade, no dia 4. Desses duelos, além dos três vencedores, avança para a semifinal a equipe vice-campeã com melhor campanha em toda a competição. Os jogos de semi e final acontecem nos dias 5 e 6 de janeiro, respectivamente.

Cada confronto será composto por cinco partidas: quatro de simples (duas ATP e duas WTA) entre os dois melhores jogadores de cada país e uma dupla mista, caso necessário para desempate.

Grupos
A edição inaugural da United Cup contará com 18 países, que formam os seguintes grupos:

Grupo A: Grécia, Bélgica e Bulgária (Perth)
Grupo B: Polônia, Suíça e Cazaquistão (Brisbane)
Grupo C: Estados Unidos, Alemanha e República Tcheca (Sydney)
Grupo D: Espanha, Austrália e Grã-Bretanha (Sydney)
Grupo E: Itália, Brasil e Noruega (Brisbane)
Grupo F: França, Croácia e Argentina (Perth)

Com essa divisão, caso o Brasil se classifique enfrentará Polônia, Suíça ou Cazaquistão na próxima etapa.

Pontuação
O sistema de pontuação é um dos itens mais complexos do novo torneio, que oferece o máximo de 500 pontos para os rankings de simples da ATP e WTA. No entanto, essa distribuição será concedida com base não apenas na rodada em que as partidas forem disputadas, mas também de acordo com a classificação do adversário.

Dessa forma, só será possível um atleta conquistar 500 pontos se ele vencer todos os seus jogos, do início ao fim, e contra jogadores do top 10, o que torna bem difícil para qualquer competidor alcançar esses números. Além disso, nenhum ponto será concedido para as duplas mistas. Veja a tabela:

Premiação
A premiação total da United Cup será de US$ 15 milhões, dividida igualmente entre a ATP e a WTA. Assim como os pontos do ranking, o prêmio em dinheiro será concedido de acordo os resultados de cada atleta, baseando-se na classificação de seus adversários. 


Foto: Divulgação


Publicidade