Principal nome do circuito neste primeiro semestre, o italiano Jannik Sinner viu sua grande sequência em Grand Slam terminar nesta sexta-feira. Campeão do Australian Open, ele acumulava 12 vitórias seguidas até encontrar Carlos Alcaraz na semifinal de Roland Garros. O espanhol demonstrou resiliência, conseguindo uma virada espetacular após estar atrás por 2/6 e 0/2. Após 4h09 de partida, Alcaraz venceu com parciais de 2/6, 6/3, 3/6, 6/4 e 6/3.
Os dois primeiros sets mostraram domínio alternado. Sinner começou de forma impressionante, dominando Alcaraz nos quatro primeiros games, abrindo 4/0 com agressividade e precisão. Alcaraz, no entanto, começou a se encontrar, devolveu uma das quebras, mas voltou a oscilar, permitindo que Sinner fechasse o set em 6/2.
A reação do espanhol começou no meio do primeiro set e parecia um fato isolado, até o início do segundo set, quando foi quebrado e perdeu os dois primeiros games. A partir daí, Sinner perdeu intensidade, cometeu duplas faltas e apressou pontos. Alcaraz, mais sólido, venceu quatro games consecutivos, empatando o set. Sinner ainda emparelhou os games finais, mas não conseguiu devolver a quebra.
No terceiro set, Alcaraz iniciou com uma quebra, mas Sinner, aparentemente sofrendo com leves cãibras, recebeu atendimento e conseguiu reagir. Salvou quatro break-points no quinto game e quebrou o saque de Alcaraz para fazer 5/2, fechando o set com 73% dos pontos ganhos na devolução do segundo saque.
Os dois sets finais foram os mais equilibrados e de maior qualidade. No quarto set, ambos mantiveram a firmeza no saque, sem enfrentar break-points até o final. Sinner, sacando em 4/5 e 30-15, errou um smash fácil, permitindo que Alcaraz empatasse a partida com uma quebra decisiva.
O quinto set começou com Alcaraz aproveitando o bom momento e abrindo 3/0, vencendo cinco games consecutivos, contando os dois últimos do quarto set. Sinner, visivelmente mais cansado, não conseguiu manter um ritmo ofensivo consistente, enquanto Alcaraz variava bem as jogadas. Mesmo com a partida novamente parelha, Alcaraz não deu chances de quebra. No game final, Sinner evitou dois match-points, mas Alcaraz, mostrando grande qualidade no saque, concluiu a batalha.
Com a vitória na semifinal mais jovem de Grand Slam desde o US Open de 2008, quando Andy Murray derrotou Rafael Nadal, Alcaraz pela primeira vez garantiu na decisão de Roland Garros. O tenista de 21 anos vai em busca do terceiro troféu de Grand Slam, depois do US Open de 2022 e de Wimbledon do ano passado. Seu adversário na decisão sairá entre o alemão Alexander Zverev e o norueguês Casper Ruud.
Além disso, o espanhol é o tenista mais jovem a alcançar finais de Slam em três pisos diferentes, e o segundo mais jovem finalista de Roland Garros. Fica atrás apenas de Rafael Nadal (2005, 2006 e 2007).
Esta foi a sexta vitória de Alcaraz sobre Sinner no circuito, cinco delas em nível ATP e uma em challenger, contra quatro derrotas. Neste ano, os dois mediram forças na semi de Indian Wells, também com vitória do atual número 3 do mundo, que ampliou seu ótimo histórico em partidas de cinco sets, agora com 10 vitórias e apenas uma derrota.