Alcaraz se mantém rumo ao bi no Rio de Janeiro

Início    /    Rio Open    /    Alcaraz se mantém rumo ao bi no Rio de Janeiro
Por Raphael Favilla  •  24 de Fevereiro de 2023

Pela segunda semana consecutiva, Carlos Alcaraz bateu Dusan Lajovic em uma quartas de final de torneio. Depois de eliminar o sérvio em Buenos Aires há sete dias, o espanhol venceu mais uma vez o número 80 do ranking e novamente em sets diretos: parciais de 6/4 e 7/6 (0) para o principal favorito ao título no Rio Open.

Foi o terceiro encontro entre eles no circuito. E o tabu persiste: o sérvio continua sem vencer um set sequer do atual número 2 do mundo. Alcaraz, que já havia batido Lajovic por 3 a 0 na segunda rodada do Australian Open em 2022, superou o veterano de 32 anos na Argentina com 6/4 e 6/2. O espanhol terminou campeão no saibro portenho.

Outro tabu curioso se mantém: a vitória de Carlitos sobre Dusan foi o nono triunfo em nove jogos do espanhol sobre sérvios.

Antes de ser derrotado nesta sexta por Alcaraz, campeão na Cidade Maravilhosa no ano passado, Lajovic havia eliminado dois vencedores de edições passadas no Jockey Club Brasileiro: o argentino Diego Schwartzman (2018) e o compatriota Laslo Djere (2019), na primeira rodada e nas oitavas respectivamente.

Enquanto Lajovic foi campeão apenas uma vez na carreira, em 2019, em Umag, Alcaraz busca no Rio levantar seu oitavo troféu. Para chegar a mais uma final, precisa superar nesta sábado o vencedor que sai do confronto entre o chileno vindo do quali Nicolas Jarry e o argentino Sebastian Baez.

O jogo

O azarão começou melhor a partida, e o último campeão do US Open foi quebrado no quinto game da primeira parcial. O espanhol de 19 anos devolveu a quebra no oitavo game, empatando a partida em 4/4. Quando Lajovic sacava para empatar o duelo em 5/5, foi mais uma vez quebrado. Assim, o primeiro set foi finalizado em 43 minutos com placar final de 6/4 para o jovem de Múrcia.

O set seguinte seguiu o cronograma da parcial passada, com Lajovic quebrando o número 2 do mundo no quinto game e confirmando o saque em sequência. O script se manteve, e Carlitos empatou o set em 4 a 4 quando devolveu a quebra a Dusan no oitavo game. Mais uma troca de quebras nos décimo primeiro e décimo segundo games levou o jogo para o tie-break.

Carlitos começou o tie-break a 1000 por hora e logo marcou 6 a 0 antes de mudar de lado na quadra. Do outro lado, devolveu o saque no pé do sérvio antes de fechar a partida, dando números finais ao duelo.

Foto: Gustavo Werneck

Publicidade