Alcaraz se torna o mais jovem a conquistar um Slam nas três superfícies

Início    /    Grand Slam    /    Alcaraz se torna o mais jovem a conquistar um Slam nas três superfícies
Por Raphael Favilla  •  09 de Junho de 2024

Em sua terceira final de Grand Slam, o espanhol Carlos Alcaraz demonstrou estar destinado a figurar entre os maiores da história do tênis ao conquistar mais um título. Desta vez, a vítima foi o alemão Alexander Zverev, que sucumbiu ao jovem tenista de 21 anos em uma batalha de cinco sets e duas viradas, terminando com o placar de 6/2, 2/6, 5/7, 6/1 e 6/2 após 4h20 de jogo.

Alcaraz, campeão no piso sintético do US Open em 2022 e na grama de Wimbledon em 2023, tornou-se o mais jovem tenista a conquistar títulos de Grand Slam nas três superfícies e o sétimo no geral a alcançar tal feito. Ele se junta a uma seleta lista que inclui Rafael Nadal, Mats Wilander, Jimmy Connors, Andre Agassi, Roger Federer e Novak Djokovic. Além disso, Carlitos é o sétimo espanhol diferente a vencer Roland Garros na Era Aberta, repetindo o feito de seu treinador Juan Carlos Ferrero, que venceu o torneio em 2003.

A final entre Alcaraz e Zverev foi a primeira desde 2016 com dois jogadores buscando uma conquista inédita em Paris. Alcaraz dominou o primeiro set, conseguindo break-points em três dos quatro games de saque de Zverev, fechando a parcial com duas quebras. No segundo set, o espanhol oscilou e o alemão aproveitou, vencendo a parcial por 6/2 com apenas quatro erros não forçados, contra 14 de Carlitos.

O terceiro set foi o mais irregular para Alcaraz, que abriu uma boa vantagem, mas permitiu uma incrível recuperação de Zverev, que venceu por 7/5. Na quarta parcial, o espanhol retomou o controle, quebrando o saque de Sascha no primeiro game e novamente no terceiro. Apesar de ter perdido uma das quebras, Alcaraz fechou o set por 6/1, empatando o jogo.

No quinto set, Alcaraz mostrou resiliência, quebrando o saque de Zverev no terceiro game e salvando quatro break-points no game seguinte. O espanhol quebrou novamente no sétimo game e selou a vitória no seu primeiro match-point, conquistando seu terceiro título de Grand Slam e o primeiro em Roland Garros.

Com essa vitória, Alcaraz se junta a um grupo seleto de jogadores que venceram Grand Slams nas três superfícies e se firma como um dos grandes nomes do tênis atual. A sua capacidade de se adaptar e vencer em diferentes condições reafirma seu potencial para ser uma lenda do esporte.

Foto: Pauline Ballet / FFT

Publicidade