Amigos desde a infância, Cabal e Farah anunciam aposentadoria

Início    /    Tênis    /    Amigos desde a infância, Cabal e Farah anunciam aposentadoria
Por Raphael Favilla  •  16 de Agosto de 2023

Uma das principais duplas dos últimos anos anunciou nesta quarta-feira que vai se aposentar.  Em coletiva, os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah anunciaram o fim da carreira. Cabal, aos 37 anos, Farah com 36.


A dupla se despede ficando para a história como os tenistas de maior sucesso na Colômbia. Cabal e Farah alcançaram o posto número 1 do mundo conquistando diversos títulos, entre eles o Barcelona Open, Eastbourne Tournament, Masters 1000 em Roma, US Open e Wimbledon.

Cabal tem dois títulos no Rio, em 2014 e 2016, e foi vice-campeão em 2017, ao lado de seu compatriota Robert Farah. Em 2023, Cabal foi mais uma vice no Jockey Club, desta ao lado do mineiro Marcelo Melo. A dupla colombiana venceu a final diante de Melo e do espanhol David Marrero em 2014.

"Estou um pouco mais nervoso do que entrar na final de um Grand Slam. Tomamos a decisão há vários meses, não foi de uma hora para a outra. Sebas [Cabal] e eu decidimos encerrar um ciclo com o tênis. É uma decisão que nos traz muitas emoções contraditórias, não é uma decisão fácil, mas existem circunstâncias da vida que nos fazem tomar essa decisão e nos fazem priorizar coisas novas", contou Farah.

"Planejamos jogar nosso último Grand Slam agora no US Open, a partir daí seria nossa última Copa Davis representando a Colômbia e depois nos despediremos aqui com o público colombiano com nosso último torneio profissional no Challenger em Bogotá", continuou Robert.

"Completamos um ciclo, é algo que devemos agradecer ao mundo, ao tênis, à vida e a Deus, ele nos deu muitas coisas boas, o esporte corre em nossas veias. Nos sentimos muito felizes e tranquilos, demos tudo por esta camisa e pela Colômbia. Este já seria nosso último ano, agradecemos a todos por se juntarem a nós em nossa carreira", completou Cabal.

Mais que uma dupla, grandes companheiros de vida

Juan Sebastian Cabal e Robert Farah chegaram ao posto de número 1 do mundo nas duplas em 2019. Amigos desde os cinco anos de idade e juntos no circuito profissional há oito anos, os colombianos viveram naquela temporada o ano dos sonhos. Eles tentaram coroar a temporada com um título inédito no ATP Finals, mas o franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut foram os campeões.

Em todo o circuito, apenas os irmãos Bob e Mike Bryan formam uma dupla mais longeva do que a dos colombianos. Mas a parceria dos sul-americanos vai muito além de 2011, quando formaram oficialmente o time. Os dois se conhecem desde os 5 anos de idade, e ainda meninos integraram um programa de patrocinava jovens talentos do tênis colombiano. Com 14 anos já moravam juntos.

Quando encaminharam suas carreiras profissionais, no entanto, os destinos dos dois tomaram rumos diferentes. Cabal sofreu uma grave lesão no joelho e achou que não poderia mais jogar. E Farah, achando que estava estagnado no esporte, migrou para os Estados Unidos ao receber uma bolsa de estudos da Universidade da Carolina do Sul.

Com Cabal recuperado e Farah novamente com o circuito como prioridade, os dois foram galgando posições no ranking de simples, quebrando a barreira do número 200 do mundo. Eventualmente jogavam em duplas, e quando chegaram a número 30 do ranking entenderam que era hora de focar e investir na parceria.

Juntos para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, os dois conquistaram o ouro para a Colômbia. Ao longo dos anos seguintes sofreram com algumas questões físicas, mas não se abalaram. Em 2013 disputaram a primeira final no circuito da ATP, e no ano seguinte veio o primeiro título, no Rio Open. Em 2018 finalmente quebraram a barreira do top 10 e se credenciaram a disputar o ATP Finals pela primeira vez.

Aí veio 2019, a temporada mágica. O primeiro título de Grand Slam, com uma final épica, de quase 5h, em Wimbledon. Um troféu que garantiu a liderança do ranking. Depois veio o US Open. Mais uma campanha impecável para coroar um ano de sonhos.

As conquistas os deram o status de tenistas mais vitoriosos da história da Colômbia. Depois do título no All England Club receberam a Ordem Nacional do Mérito das mãos do presidente colombiano. E um reconhecimento sem precedentes do público nas ruas.

Foto: Arquivo/ Cabal e Farah campeões do Rio Open 2016

Publicidade