Após revés na BJK Cup, brasileiras disputam o WTA 500 de Stuttgart

Início    /    Tênis    /    Após revés na BJK Cup, brasileiras disputam o WTA 500 de Stuttgart
Por Raphael Favilla  •  16 de Abril de 2023

Beatriz Haddad Maia terá de esquecer com rapidez da derrota brasileira sofrida neste sábado em Stuttgart e, no mesmo cenário do qualificatório da BJK Cup, iniciará a disputa do tradicional WTA 500 sobre saibro coberto.

Sua primeira adversária no torneio que abre a temporada de saibro europeu para o circuito feminino será uma especialista no piso: a italiana Martina Trevisan, de 29 anos e atual número 20 do ranking e semifinalista de Roland Garros no ano passado. Ela também esteve envolvida na BJK Cup neste final de semana e ajudou a Itália a se classificar para a fase final.

As duas se enfrentaram já três vezes. A italiana ganhou apenas a primeira, num ITF italiano em longínquo 2016, enquanto a número 1 do Brasil levou a melhor em Toronto de 2022 e na recente United Cup, onde derrubou a adversária por 6/2 e 6/0.

Em caso de vitória, Bia terá certamente uma adversária especial na segunda rodada: a cabeça 6 Elena Rybakina, a quem superou meses atrás em Abu Dhabi, ou Jule Niemeier, justamente a alemã que a venceu neste sábado pela BJK Cup.

O quadrante da brasileira tem ainda a presença da tunisiana Ons Jabeur, campeã de Charleston há duas semanas. A cabeça 3 entra diretamente na segunda rodada e aguarda Jelena Ostapenko ou Emma Raducanu.

Além da presença de Bia na forte chave de simples, o torneio em Stuttgart terá Luísa Stefani e Ingrid Martins na disputa de duplas.

Stefani fará novamente parceria com a canadense Gabriela Dabrowski e as duas entram na condição de cabeças 4. As adversárias de estreia são as locais Anna-Lena Friedsam - responsável pelo ponto decisivo no duelo pela BJK Cup - e Mona Barthel. A canadense também deu a vitória final para o Canadá em Vancouver, jogando sobre sintético coberto, e assim terá de se adaptar rapidamente ao saibro.

Aproveitando o ótimo 88º atual posto do ranking, Ingrid terá a seu lado a jovem e promissora Linda Fruhvirtova, 59ª da lista de simples. A tarefa no entanto será difícil, já que irão encarar as terceiras favoritas, a norte-americana Nicole Melichar e a mexicana Giuliana Olmos.

Campeãs da edição 2022, a norte-americana Desirae Krawczyk e a holandesa Demi Schuurs são as cabeças 2. O favoritismo é da ucraniana Lyudmyla Kichenok e da letã Jelena Ostapenko.

Foto: BJKC - BRA X GER @andregemmer @greenfilmes_779

Publicidade