ATP divulga lista completa do Rio Open 2020

Início    /    Rio de Janeiro    /    ATP divulga lista completa do Rio Open 2020
Por Nittenis News  •  08 de Janeiro de 2020
A lista completa de jogadores confirmados na chave de simples do Rio Open foi divulgada nesta quarta-feira pela ATP. A sétima edição do maior torneio de tênis da América do Sul contará com dois top 10 liderando a lista, o austríaco Dominic Thiem (4º) e o italiano Marco Berrettini (8º). Outros grandes nomes do circuito também brigarão pelo título na cidade maravilhosa, como Diego Schwartzman (13º), Borna Coric (25º) e Fernando Verdasco (49º). Os ingressos para o evento, que acontece entre 15 e 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, estão à venda pelo site tudus.com.br/rioopen  com preços a partir de R$ 30.

Thiem, atual vice-campeão de Roland Garros e campeão do Rio Open na edição de 2017, vai em busca do bicampeonato após uma grande temporada em 2019. Campeão em cinco torneios e terminando o ano igualando o melhor ranking de sua carreira, o austríaco encabeça a lista do ATP 500 carioca. Schwartzman, Cuevas e Djere, que também já conquistaram o título no Jockey, voltam ao Rio de Janeiro para brigarem pelo troféu. Outro retorno fica por conta do espanhol Verdasco, que foi o destaque do Rio Open 2018 após a conquista do vice-campeonato em simples e do título de duplas.
 
O torneio também contará com duas grandes novidades. Berrettini, número 8 do mundo e semifinalista do US Open, disputará um torneio como profissional no Brasil, país de sua avó, pela primeira vez na carreira. O italiano, que foi eleito pelos companheiros de circuito como o jogador que mais cresceu na temporada de 2019, encerrou o último ano disputando o ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores jogadores da temporada em Londres. Quem também estreará no torneio é o croata Borna Coric. O jovem de 23 anos foi um dos líderes da Croácia na conquista do título da Copa Davis em 2018, além de ter sido campeão em duas ocasiões na ATP. O poderoso estilo de jogo do croata promete prender a atenção dos fãs de tênis, que terão a oportunidade de ver o melhor do esporte no Rio de Janeiro.
 
Nomes que fazem parte da história do Rio Open estarão presentes mais uma vez. Finalista na primeira edição do ATP 500 do Rio de Janeiro, o ucraniano Alexandr Dolgopolov retornará ao circuito após quase dois anos fora se recuperando de lesões. Outro finalista que estará no Rio Open é o argentino Guido Pella, que conquistou o vice-campeonato em 2016.
Com doze jogadores entre os 50 melhores do mundo, o line-up também conta com destaques da nova geração. Casper Ruud e Nicolas Jarry, semifinalistas em edições passadas do Rio Open, lideram o grupo, que inclui o chileno Cristian Garin, o espanhol Alejandro Davidovich Fokina e o francês Corentin Moutet.

Caso alguns dos jogadores inscritos tenham que desistir do torneio, os cinco primeiros na lista de alternates são Thiago Monteiro (BRA), Leonardo Mayer (ARG), Jaume Munar (ESP), Salvatore Caruso (ITA) e Jiri Vesely (CZE). O brasileiro Monteiro vem de um fim de temporada positivo na gira de torneios pelas Américas, assim como Munar, pupilo de Rafael Nadal, que finalizou 2019 com a conquista do título no challenger de Montevidéu.
 
Além dos 23 que têm entrada garantida pelo ranking, o jovem brasileiro Felipe Meligeni também já está garantido na chave principal após conquistar um convite na Maria Esther Bueno Cup, torneio NextGen entre tenistas brasileiros. A promessa espanhola Carlos Alcaraz, de apenas 16 anos, também ganhou convite para a chave principal. Ainda há sete posições a serem preenchidas: quatro pelo qualifying (realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro), mais dois convidados e um special exempt (para tenistas que não puderem disputar o qualifying por estarem em ação em outro torneio). Um dos dois convites é reservado para solicitação de tenistas da lista A+ da ATP.
 
"A nossa ideia desde o principio era inovar e atrair jogadores que nunca estiveram no Rio Open. Conseguimos isso através do Berrettini e do Coric, dois jovens jogadores com resultados expressivos no circuito. Além deles teremos outros nomes que certamente engrandecem o nosso evento como é o caso do Thiem, 4o. do mundo, que vive um ótimo momento na carreira, o Schwartzman que se firmou entre os 15 melhores, além de Verdasco que foi uma sensação em 2018 jogando as finais de simples e duplas. Juntam-se a eles um grupo da nova geração composta pelo Garin, Ruud, Moutet e Davidovich-Fokina. Estou muito satisfeito com esse grupo de jogadores que acredito ser um dos melhores que o Rio Open já teve," disse Luiz Carvalho, Diretor do torneio.

Veja a lista de inscritos no Rio Open:
 
Dominic Thiem (AUT) - 4º
Matteo Berrettini (ITA) – 8º
Diego Schwartzman (ARG) – 13º
Guido Pella (ARG) – 25º
Borna Coric (CRO) – 28º
Cristian Garin (CHI) – 33º
Dusan Lajovic (SRB) – 34º
Laslo Djere (SRB) – 39º
Albert Ramos-Viñolas (ESP) – 41º
Pablo Cuevas (URU) – 45º
Fernando Verdasco (ESP) – 49º
Juan Ignacio Londero (ARG) – 50º
Lorenzo Sonego (ITA) – 51º
Casper Ruud (NOR) – 53º
Pablo Andujar (ESP) – 64º
Alexandr Dolgopolov (UKR) – 66º
Hugo Dellien (BOL) – 73º
Federico Delbonis (ARG) – 74º
Marco Cecchinato (ITA) – 75º
Nicolas Jarry (CHI) – 77º
Roberto Carballes Baena (ESP) – 80º
Corentin Moutet (FRA) – 81º
Alejandro Davidovich Fokina (ESP) – 85º
 
Alternates
Thiago Monteiro (BRA) – 87º
Leonardo Mayer (ARG) – 88º
Jaume Munar (ESP) – 89º
Salvatore Caruso (ITA) – 93º
Jiri Vesely (CZE) – 102º
 
Todos os Campeões do Rio Open
2014 - Rafael Nadal (ESP)
2015 - David Ferrer (ESP)
2016 - Pablo Cuevas (URU)
2017 - Dominic Thiem (AUT)
2018 - Diego Schwartzman (ARG)
2019 - Laslo Djere (SRB)

Fonte  Vitor Daltro
Foto de Matteo Berrettini por Getty Images/Clive Brunbskill


Publicidade