Australian: os caminhos de Bia e Monteiro

Início    /    Grand Slam    /    Australian: os caminhos de Bia e Monteiro
Por Raphael Favilla  •  12 de Janeiro de 2023

As chaves do Australian Open foram sorteadas nesta quinta-feira. Assim, Beatriz Haddad Maia e Thiago Monteiro conheceram seus caminhos no primeiro Slam do ano.

Cabeça de chave 14, Bia abrirá campanha contra a espanhola Nuria Parrizas, atual 77 do mundo. Elas já se enfrentaram três vezes no circuito, com Bia perdendo as duas primeiras, ambas em 2021, e vencendo a última, em Miami, ano passado.

Já Thiago Monteiro, atual número 1 do Brasil e 69 do mundo, conseguiu escapar de uma estreia difícil. O cearense terá uma primeira rodada bastante acessível. Sua campanha no Melbourne Park começará diante do francês Constant Lestienne, de 30 anos e atual 65 do mundo.

Bia poderá enfrentar Jabeur nas oitavas

Caso passe pela primeira rodada, a canhota paulista enfrentará a vencedora do duelo entre a russa Anastasia Potapova e a norte-americana Sloane Stephens. Se chegar à terceira fase, ela deve encarar a russa Liudmila Samsonova, 18ª favorita, mas pode também enfrentar a croata Donna Vekic ou até a italiana Jasmine Paolini.

Obstáculo de peso mesmo será um eventual cruzamento com a tunisiana Ons Jabeur nas oitavas de final. A atual número 2 do mundo inicia sua campanha contra a eslovena Tamara Zidansek, depois pega quem passar do duelo entre a norte-americana Alison Riske e a tcheca Marketa Vondrousova e na terceira rodada tem tudo para ser desafiada pela estoniana Kaia Kanepi.

A vencedora dessa parte da chave chegará às quartas de final e deve medir forças com a bielorrussa Aryna Sabalenka ou com a suíça Belinda Bencic, principais favoritas na outra parte do quadrante. Outros nomes que correm por fora são o da italiana Martina Trevisan, da belga Elise Mertens, da espanhola Garbiñe Muguruza e da italiana Camila Giorgi.

Bia e Jabeur ficaram na parte de baixo na chave, onde também estão a russa Daria Kasatkina, a tcheca Karolina Pliskova, a chinesa Shuai Zhang, a russa Veronika Kudermetova, a estoniana Anett Kontaveit, a russa Ekaterina Alexandrova e a francesa Caroline Garcia, com que a paulista e a tunisiana só cruzam em uma eventual semifinal.

Monteiro pode enfrentar Norrie já na segunda rodada

Será a segunda vez que Monteiro medirá forças contra Lestienne, a primeira em um torneio deste porte. O primeiro e único duelo até então aconteceu quatro anos atrás no challenger alemão de Heilbronn, disputado no saibro, onde Thiago levou a melhor em dois apertados sets, com placar final de 6/4 e 7/5.

Quem passar pela estreia tem tudo para desafiar o cabeça de chave 11 Cameron Norrie na segunda rodada. Curiosamente, Monteiro poderia ter cruzado com o britânico nesta semana em Auckland, mas perdeu para o tcheco Jiri Lehecka na primeira rodada e o possível duelo não se concretizou.

Outra coincidência para Monteiro é que Lestienne será o terceiro francês que ele enfrentará na estreia em Melbourne em sua quinta aparição na chave principal. Ele tentará uma vitória inédita contra rivais da França no primeiro Grand Slam do ano, tendo perdido para Benoit Paire no ano passado e para Jo-Wilfried Tsonga em 2017, quando fez sua estreia na competição.

Monteiro já venceu um francês no Australian Open, só que pelo qualificatório, batendo Gregoire Barrere em 2019. O canhoto cearense tem apenas uma vitória na chave principal do torneio, conquistada dois anos atrás diante do eslovaco Andrej Martin. Depois do triunfo inédito, ele teve pela frente o russo Andrey Rublev e foi superado em sets diretos.



Publicidade