Bellucci é derrotado e Brasil se complica na Davis

Início    /    Tênis    /    Bellucci é derrotado e Brasil se complica na Davis
Por Raphael Favilla  •  16 de Setembro de 2016

Thomaz Bellucci entrou na quadra coberta de Ostend com a obrigação de marcar o primeiro ponto do Brasil no confronto que vale uma vaga na elite da Copa Davis em 2017. Na primeira partida, a derrota de Monteiro diante do favorito Goffin era esperada até pelos mais entusiastas. Já para o segundo jogo, o mesmo não estava programado.

A vitória do tenista número 1 do Brasil contra o belga Steve Darcis, vinte e quatro posições abaixo do paulista no ranking da ATP, era contada por todos. Mas o triunfo não veio. O favoritismo do brasileiro ficou somente nos números, e a Bélgica está agora a apenas uma vitória de selar o confronto, carimbando a vaga no Grupo Mundial da Copa Davis no ano que vem.

Steve Darcis, que chegou a ser dúvida até a véspera, derrotou Bellucci por 3 sets a 1, parciais de 6/7 (5-7), 6/1, 6/3 e 6/3. A esperança agora é ganhar a partida de duplas no sábado, em que os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo são favoritos, e ainda vencer as duas simples de domingo, que começam pelo duelo entre Bellucci e o número 14 do mundo David Goffin.

Bellucci começou bem a partida e parecia dono da situação quando quebrou e fez 4/2. Mas perdeu imediatamente o saque também e o set se arrastou para o tiebreak. Com o belga mais defensivo do que se esperava, o brasileiro chegou a abrir 6-2, mas levou um susto e fechou apenas com 7-5.

Tanto esforço se esvaiu nos dois sets seguintes, em que jogou de forma muito irregular. A partir da quebra num longo quarto game, Bellucci entrou num incrível buraco, perdendo seis games consecutivos. Quando acordou, já estava 3/1 no terceiro set, com um Darcis variando bem as jogadas e indo mais à rede.

Com mais uma quebra sofrida no final do terceiro set, Bellucci ainda teve de ver o adversário sair com o saque a favor e isso só aumentou a pressão. Salvou-se no quarto game, mas não evitou no sexto. Pouco antes, desperdiçou um break-point que lhe daria uma sobrevida importante. Com a vantagem, Darcis se preocupou apenas com seus dois games seguintes de serviço para fechar o duelo de 2h55.

Publicidade