Bia dá o troco em Fernandez

Início    /    Tênis    /    Bia dá o troco em Fernandez
Por Raphael Favilla  •  13 de Setembro de 2023

Beatriz Haddad Maia retornou ao circuito no WTA 500 de San Diego após sua participação no US Open, e começou com o pé direito. A número 1 do Brasil venceu a canadense Leylah Fernandez com parciais de 6/3, 5/7 e 6/2, em uma partida que durou 2 horas e 35 minutos.

A vitória teve um sabor especial para Bia, já que representou uma revanche sobre Fernandez, que a havia derrotado em agosto, em Montréal. O histórico de confrontos entre as duas agora está empatado em 2 a 2. A próxima adversária da paulista será a ucraniana Marta Kostyuk, em um confronto inédito no circuito.

Após a vitória, Bia falou sobre a partida: "Acho que a chave para vencer hoje foi lutar. Sei que as estreias são difíceis para todo mundo e sabia que enfrentaria uma grande jogadora, ela já foi finalista de Grand Slam. Mesmo não jogando meu melhor tênis, tive que me dar mais uma chance", disse Bia na entrevista em quadra. "Depois que perdi o segundo set, só pensei: 'Vamos para o próximo. Assim é o tênis'. Todo jogo a gente pode passar por algumas quedas. Eu tive match-points, isso ficou na minha cabeça por algum momento, mas eu seguia me motivando. Tentei focar sempre no próximo ponto".

No primeiro set, Bia controlou bem o jogo, aproveitando a instabilidade de Fernandez em seus games de saque. A canadense teve dificuldades em colocar primeiros serviços em quadra e cometeu cinco duplas faltas, permitindo a Bia conquistar três quebras. O jogo se caracterizou por ralis longos, típicos em quadras duras lentas como a de San Diego, especialmente à noite. Bia venceu quatro games seguidos, fechando o set em 6/3, com mais winners (6 a 1) e menos erros não forçados (8 contra 9) em comparação com Fernandez.

No segundo set, Fernandez começou com uma quebra, mas Bia rapidamente se recuperou e retomou o controle da partida. Ambas são canhotas, mas Bia mostrou golpes mais potentes e maior iniciativa nos pontos. Ela quebrou novamente e chegou a liderar por 4/2, mas Fernandez conseguiu igualar. No final do set, Bia teve match-points, mas a canadense resistiu e quebrou para vencer a parcial por 7/5.

No set decisivo, Bia começou confirmando seus serviços de forma mais tranquila e pressionando o saque de Fernandez. A canadense salvou um break-point em um rali longo, mas não evitou uma quebra alguns games depois. Quando Bia liderava por 3/1, enfrentou outra chance de quebra, mas Fernandez errou uma devolução. Bia manteve seu serviço sem problemas e conseguiu outra quebra antes de fechar a partida. Ela terminou o jogo com mais winners (28 a 16) e menos erros não forçados (20 contra 29) do que sua adversária.


Publicidade