Bia faz história

Início    /    Tênis    /    Bia faz história
Por Raphael Favilla  •  12 de Junho de 2022

Bia Haddad Maia conquistou o maior título de sua carreira na manhã deste domingo. A brasileira fez história ao vencer a americana Alison Riske, número 40 do mundo, por 2 sets a 1 e conquistou o WTA 250 de Nottingham, na Inglaterra.  As parciais da partida foram 6/4, 1/6 e 6/3.


Bia é a primeira brasileira a vencer um torneio profissional na grama desde a lendária Maria Esther Bueno em Manchester, no ano de 1968. E apesar de a maior parte das conquistas de Maria Esther serem anteriores à Era Aberta, incluindo seus sete Grand Slam de simples, a Bailarina do Tênis chegou a vencer torneios na elite do circuito profissional. Niege Dias tem dois títulos, assim como Teliana Pereira, que venceu dois torneios no saibro em 2015, em Bogotá e Florianópolis.





Até então o maior título na carreira de simples de Bia havia sido conquistado em maio deste ano, em um torneio da série 125 da WTA, equivalente aos maiores challengers da ATP, na cidade francesa de Saint-Malo, em quadras de saibro. Ela já havia disputado uma final de 250 no ano de 2017 em Seul, sendo superada pela então top 10 Jelena Ostapenko. Já nas duplas, a paulista de 26 anos tem três conquistas, incluindo o WTA 500 de Sydney, ao lado da cazaque Anna Danilina no início deste ano. Jogando juntas, elas também foram finalistas do Australian Open.


"É incrível, nunca esperei tanta gente torcendo aqui por mim. Muito obrigado por fazerem este dia tão especial. Assim é o tênis, especialmente na grama tudo muda muito rápido. Riske é uma ótima jogadora, ela dificultou o jogo, eu me mantive concentrada. Tenis é assim, então estou muito feliz porque competi comigo mesma e conquistei este troféu", disse a tenista, que fez neste domingo a sua segunda final da carreira, após ser vice-campeã em Seoul, em 2017.

"Nunca imaginei que meu primeiro título seria na grama, dei 100% em cada ponto. Estou muito feliz e Nottingham ficará guardado em meu coração. Tenho mais um jogo hoje, vou jogar nas duplas e tentar chegar bem nas próximas competições para fechar a temporada de grama", completou.


Com o título, Bia também dará um salto no ranking. Ela já estava com a melhor marca da carreira, ocupando o 48º lugar, e recebe 280 pontos pela conquista. Dessa forma, será a 32ª do ranking a ser divulgado na próxima segunda-feira, superando ainda a melhor marca de Teliana Pereira, 43ª, e ficando a uma posição de repetir Niege Dias, 31ª, entre as brasileiras.


Bia Haddad Maia ainda disputará a final das duplas ao lado da chinesa Zhang Shuai no início da tarde deste domingo. Elas enfrentarão a americana Caroline Dolehide e a romena Monica Nicuslescu.


O jogo


Bia Haddad foi superior para abrir 1 a 0 no primeiro set. Muito concentrada, a brasileira teve boas chances para abrir uma vantagem até mais tranquila, mas a disputa foi fechada com parcial de 6/4. Após Bia perder a chance de abrir 4 a 1 por muito pouco, as duas tenistas confirmaram seus serviços até o fim do set.

No segundo set, Riske fez quatro pontos consecutivos para confirmar rapidamente o primeiro game. Bia Haddad teve várias chances de empatar, mas não confirmou os break-points que teve e a adversária abriu 2 a 0. No game seguinte, Bia abriu vantagem, mas a disputa foi mais uma vez para o break-point e Riske se salvou, abrindo 3 a 0.

A tenista paulistana seguiu errando muito no segundo set e viu a americana abrir 5 a 0. Bia chegou a desempenhar bem e vencer o game seguinte, mas Riske fez um 0/40 para fechar o set em 6 a 1 e empatar as disputas.

Bia voltou para o jogo no primeiro game do último set, confirmou o serviço, mas Riske empatou no game seguinte e conseguiu a virada ao quebrar o serviço da Bia, 2 a 1. Com vacilos da Riske, Bia aproveitou para empatar no game seguinte e virar com tranquilidade para 3 a 2.

Com o jogo 3 a 3, Bia conseguiu venceu um game decisivo de virada para fazer 4 a 3, em um duelo emocionante. A brasileira ainda abriu vantagem para 5 a 3 ao quebrar o serviço de Riske. Com saques precisos para confirmar o título, Bia mostrou toda sua força para confirmar o maior título de sua carreira.


Publicidade