Bia não faz valer favoritismo em torneio chinês

Início    /    Tênis    /    Bia não faz valer favoritismo em torneio chinês
Por Raphael Favilla  •  17 de Outubro de 2023

Número 1 do Brasil e 21 do mundo, a paulista Beatriz Haddad Maia não fez valer a condição de principal cabeça de chave no WTA 250 de Nanchang. A brasileira  foi eliminada logo em sua estreia no torneio chinês, depois de cair diante da japonesa Nao Hibino, 93ª no ranking, em uma partida que durou 2 horas e 3 minutos e parciais de 7/6 (7-2) e 6/3.

Bia acumulou 31 vitórias em torneios da WTA ao longo da temporada, sendo 17 delas em partidas decididas no terceiro set. A tenista paulista de 27 anos estava competindo no seu terceiro torneio seguido na China, após ser eliminada na estreia em Pequim e chegar às oitavas de final em Hong Kong. Ela também está garantida no Elite Trophy, que será disputado na próxima semana em Zhuhai.

A próxima adversária de Hibino em Nanchang será a australiana Kimberly Birrell, 102ª do mundo, que venceu a chinesa Sijia Wei, vinda do qualificatório, com um duplo 7/5. O histórico entre Birrell e Hibino está empatado por 1 a 1.

Na partida, que ocorreu no início do dia, Bia tentou aproveitar as condições ligeiramente mais rápidas da quadra para impor um jogo mais agressivo. O torneio em Nanchang usa as mesmas bolas usadas no US Open, que são mais pesadas. Como visto no Slam nova-iorquino, com grandes campanhas de jogadoras com golpes potentes, a brasileira começou a partida mais à vontade, buscando jogar com iniciativa e demonstrando bom controle da bola durante os ralis.

Embora tenha enfrentado um longo game no início do confronto, Bia foi a primeira a conseguir uma quebra e chegou a liderar o set inicial por 4/1. No entanto, Hibino começou a variar o ritmo, usando slices de forehand e algumas bolas mais altas, obtendo sucesso em sua estratégia. A japonesa devolveu a quebra e igualou o placar no oitavo game, jogando um pouco mais solta a partir desse momento e buscando também ser mais agressiva. Ela conseguiu uma nova quebra para fazer 5/4, mas desperdiçou duas oportunidades de fechar o set com duas duplas faltas.

No final do set, ocorreram duas novas quebras, mas a japonesa saiu vitoriosa na parcial com um tiebreak, muito por conta de sua regularidade, no momento em que a brasileira cometia muitos erros não forçados.

No segundo set, Bia começou quebrando o serviço da adversária, mas logo permitiu o empate. A parcial continuou com games longos, e Hibino vinha prevalecendo nos momentos mais cruciais. A japonesa conseguiu uma quebra para fazer 4/2 e, em seguida, salvou um break-point. Diferentemente do primeiro set, Hibino foi muito segura ao sacar para a partida, fechando-a com um ace.


Publicidade