Bia supera estreia e joga novamente nesta quinta

Início    /    Tênis    /    Bia supera estreia e joga novamente nesta quinta
Por Raphael Favilla  •  04 de Abril de 2024

Depois de uma espera prolongada devido à chuva e atrasos, Beatriz Haddad Maia finalmente fez sua estreia no WTA 500 de Charleston, entrando em quadra por volta das 23h no horário local. Em uma partida que se estendeu até a madrugada de quinta-feira, a quinta cabeça de chave do torneio e número 13 do mundo venceu a norte-americana Caroline Dolehide, 47ª do ranking, por 6/2 e 7/5 em 1h40 de confronto.

Bia recebeu um convite para participar do torneio em Charleston na semana passada, o que incluiu de última hora o evento em quadras de har-tru (saibro verde) em seu calendário. Esta é sua terceira participação no evento, tendo sido eliminada na segunda rodada do qualifying em 2015 e na estreia da chave principal em 2018. Na temporada, a paulistana de 27 anos soma agora nove vitórias e nove derrotas. Sua melhor campanha até agora foi a semifinal no WTA 500 de Abu Dhabi em fevereiro. Seu calendário de saibro inclui o confronto entre Brasil e Alemanha na Billie Jean King Cup em São Paulo, além dos WTA 1000 de Madri e Roma.

Como é comum nesta transição da quadra dura para o saibro, as quadras verdes de Charleston são um pouco mais rápidas do que as dos torneios de terra batida. Portanto, foi necessário adotar uma abordagem agressiva e aproveitar a velocidade da bola, enquanto já se observam alguns movimentos característicos do saibro, como deslizar na quadra. No entanto, as condições da quadra ficaram bastante pesadas devido ao jogo noturno, especialmente após tanta chuva.

“Em primeiro lugar, muito obrigada a todos que ficaram até tão tarde, especialmente os brasileiros. É muito especial sentir a energia deles e agradeço muito a presença deles. Ela é uma adversária difícil, tem ótimo saque e forehand. No começo do segundo set eu não estava tão bem, mas fico feliz por ter lutado tanto e não ter desistido”, disse Bia, durante a entrevista em quadra. Superada pela brasileira, Dolehide foi finalista do WTA 1000 de Guadalajara no ano passado e tem como melhor ranking a 41ª posição.

“Não é fácil esperar tanto. As vezes você se prepara para jogar às 11h da manhã e só termina o jogo depois da meia-noite. Tive que me manter acordada e com energia. Mas isso faz parte de nossa vida, temos que nos adaptar a cada semana. Eu me sinto muito bem aqui em Charleston, amei a cidade e espero ficar no torneio o máximo possível”, acrescentou a paulistana.

Bia teve um primeiro set bastante sólido, conquistando duas quebras de serviço sem enfrentar break-points. Ela disparou três aces na parcial e cedeu apenas oito pontos em seus games de serviço. Ela também liderou em winners, com 7 a 5, enquanto ambas as jogadoras cometeram sete erros.

No início do segundo set, o desempenho de Bia no saque não foi tão consistente. Com apenas 50% de primeiros serviços em quadra, ela ficou mais vulnerável às devoluções de Dolehide, que conseguiu três quebras e chegou a liderar por 5/2. No entanto, a norte-americana não aproveitou as duas oportunidades de fechar o set e perdeu três set-points.

Depois de devolver uma das quebras, Bia recuperou a confiança na partida e melhorou seu saque. Ela venceu quatro games seguidos e virou para 6/5. Colocando pressão sobre a adversária, a brasileira conseguiu outra quebra e fechou a partida em dois sets, aproveitando seu primeiro match-point.

Na próxima rodada, Bia enfrentará a russa Veronika Kudermetova, número 19 do mundo, que derrotou a convidada norte-americana Shelby Rogers por 7/6 (7-5) e 6/4. Rogers, ex-top 30 e atualmente 325ª do ranking aos 30 anos, passou por duas cirurgias no joelho e recebeu um convite dos organizadores. Bia perdeu o único confronto anterior para Kudermetova, disputado em Tóquio em 2022. O confronto está marcado para por volta das 16h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira.




Publicidade