Bia vence Keys na estreia do Elite Trophy

Início    /    Tênis    /    Bia vence Keys na estreia do Elite Trophy
Por Raphael Favilla  •  24 de Outubro de 2023

A estreia de Beatriz Haddad Maia no WTA Elite Trophy se saiu melhor do que o esperado, com uma vitória convincente da brasileira em sets diretos. Contra a norte-americana Madison Keys, conhecida por seu estilo agressivo e golpes potentes, a número 1 do Brasil e 19ª do mundo anotou duplo 6/4 e superou a atual 11ª do ranking em uma partida que durou 1 hora e 39 minutos.

Bia e Keys estão no Grupo Camélia do Elite Trophy, torneio que reúne as 12 melhores jogadoras que não se classificaram para o WTA Finals. Neste grupo também está a francesa Caroline Garcia. A paulista de 27 anos também está competindo na chave de duplas em Zhuhai, onde faz parceria com a russa Veronika Kudermetova.

Essa vitória marca a 31ª de Bia em 53 jogos disputados no circuito da WTA em 2023 e acrescenta 80 pontos ao seu ranking. Uma campeã invicta em Zhuhai pode terminar a semana com 700 pontos, o que a colocaria de volta ao top 10, uma posição que ela já ocupou depois de chegar às semifinais de Roland Garros.

A atual temporada de Keys no circuito é sólida, conquistando o título em Eastbourne, chegando às quartas de final em Wimbledon e às semifinais no US Open. A norte-americana de 28 anos alcançou o sétimo lugar no ranking em sua melhor classificação e não competia desde o WTA 1000 de Guadalajara, em setembro. Ela ainda tem uma chance de classificação em Zhuhai, mas precisa vencer Garcia em sets diretos e torcer para que a francesa também vença Bia por 2 a 0. Nesse caso, haveria um empate triplo na liderança, e a classificação seria definida pelo percentual de games vencidos.

Conhecendo o estilo de jogo da norte-americana, que envolve golpes poderosos, Bia entrou preparada para enfrentar bolas pesadas, mas também esperava que Keys pudesse cometer erros não forçados. Após escapar de uma situação delicada, enfrentando 15-40 no primeiro game, a brasileira conquistou uma quebra na sequência, abrindo 3/0 no placar. E chegou a liderar o primeiro set por 4/1.

Keys conseguiu igualar o marcador no oitavo game, mas depois teve seu saque quebrado novamente no final da parcial. O último game do set contou com dois erros não forçados da norte-americana com seu forehand, mas Bia também conquistou pontos atacando o segundo serviço de sua adversária, incluindo um winner de devolução. No total, foram 11 winners para cada lado e 8 a 7 em erros para Keys.

O segundo set começou com Bia confirmando seus games de serviço com relativa facilidade, enquanto Keys enfrentava dois break-points logo no início. A brasileira só passou por um momento delicado no sétimo game, mas sua adversária cometeu um erro na devolução e perdeu a chance de quebra. Pouco depois, Bia escapou de uma situação de 15-30 com uma série de excelentes saques. O desfecho do último game da partida assemelhou-se ao fim do primeiro set, com a brasileira atacando o segundo serviço de sua rival e fechando o jogo com um winner de devolução.

No geral, Keys terminou o jogo com 20 winners, um a mais do que Bia, mas também cometeu mais erros, 16 contra 13. A brasileira disparou cinco aces na partida, enquanto sua adversária norte-americana fez três. Bia foi mais eficaz nos break-points, convertendo três de suas seis chances de quebra e sofrendo apenas uma quebra de saque, apesar de ter enfrentado sete oportunidades.


Publicidade