BJK Cup: brasileiras já treinam em solo alemão

Início    /    Tênis    /    BJK Cup: brasileiras já treinam em solo alemão
Por Raphael Favilla  •  11 de Abril de 2023

A equipe brasileira da Billie Jean King Cup já está treinando na cidade de Stuttgart. O Brasil enfrenta o time alemão na próxima sexta e sábado pelo Qualificatório Mundial da competição. O vencedor se classifica para a fase final, que será disputada entre os dias 7 e 12 de novembro, em local a definir.

Das cinco titulares brasileiras para o confronto, Beatriz Haddad Maia, Carolina Meligeni Alves, Ingrid Martins e Luísa Stefani já iniciaram os treinamentos nas quadras de saibro de Stuttgart. A capitã Roberta Burzagli também levou duas juvenis para compor o grupo, Pietra Rivoli, de 15 anos, e Olivia Carneiro, de 16.

A equipe alemã terá duas jogadoras bastante experientes. Tatjana Maria, de 35 anos e 71ª do mundo, conquistou o bicampeonato em Bogotá no último domingo. Já Laura Siegemund, de 34, foi parceira de duplas de Bia Haddad Maia no vice-campeonato de Indian Wells em março. Também estão presentes as top 100 Jule Niemeier e Anna-Lena Friedsam e a jovem de 21 anos Eva Lys.

Pigossi a caminho

O time brasileiro ainda conta com Laura Pigossi, número 2 do país e 124ª do mundo, que na última semana estava jogando o WTA 250 de Bogotá. Laura, que chegou às quartas de final de simples e à semifinal de duplas, avaliou o desempenho na Colômbia e falou sobre os preparativos para a temporada de saibro na Europa.

"Acho que para mim o mais difícil esse ano, nesse torneio, foi jogar ele sabendo da importância que ele tinha no meu ranking, saber aceitar a pressão e conseguir fazer um bom torneio mesmo assim. Cresci muito como jogadora e pessoa essa semana e tenho certeza que irá me trazer frutos no futuro", disse Pigossi, que foi finalista de Bogotá no ano passado e tinha pontos a defender. Ela caiu 23 posições em simples, mas se manteve na mesma faixa de ranking, que não altera tanto seu calendário. Nas duplas, ganhou 108 posições.

"Estou muito feliz que a temporada de saibro começou, me sinto muito a vontade e confiante. Afinal, de três torneios jogados no saibro foram uma semi e duas quartas de simples e uma semi de dupla em torneios WTA. Sinto que estou crescendo e caminhando na direção correta", acrescentou a paulista de 28 anos, que também disputará o quali do WTA 1000 de Madri e o WTA 125 de Saint-Malo após o confronto diante do time alemão.


Publicidade