Brasileira fica com o vice em Melbourne em modalidade que pleiteia se tornar paraolímpica

Início    /    Tênis    /    Brasileira fica com o vice em Melbourne em modalidade que pleiteia se tornar paraolímpica
Por Raphael Favilla  •  23 de Janeiro de 2024

Você já ouviu falar do Para-Standing Tennis, ou Tênis Parandante?

Esta modalidade de tênis, que reúne indivíduos com deficiência física que praticam o esporte em pé, sem o uso de cadeira de rodas, vem lutando por reconhecimento e mais espaço nos torneios. Divididos em quatro categorias, os atletas competem em quadras de tênis de tamanho normal, e as regras são idênticas ao tênis convencional.

"Somos fundados na crença de que o tênis deve ser acessível a todos. Jogadores de tênis com deficiências ambulatórias estão atualmente excluídos das competições convencionais, incluindo os Jogos Paraolímpicos. As categorias parandantes no Tênis de Mesa e no Badminton já são reconhecidas nos Jogos Paraolímpicos, e acreditamos que o Para-Tênis merece o mesmo status", diz o site oficial do Para-Standing Tennis na Internet.

A modalidade já conseguiu apoio da ITF e de órgãos governamentais espalhados pelo mundo, e já conta com 400 jogadores de 31 países diferentes. Neste ano de 2024, o Campeonato Mundial de Tênis Para-Standing será apoiado oficialmente pela Federação Internacional de Tênis pela primeira vez.

"O apoio da ITF é uma prova do trabalho de muitas partes interessadas em todo o mundo durante a última década", diz ainda o site da Entidade, que em 2023 conseguiu realizar o primeiro evento de demonstração da modalidade em um Grand Slam, no US Open, com atletas participando de uma exibição de duplas no Arthur Ashe Stadium.

Agora, em 2024, foi a vez do Australian Open receber duelos do tênis parandante. E uma brasileira fez bonito em Melbourne.

"Estou aqui na Austrália, jogando o torneio da categoria parandante. Eu perdi na semifinal de simples e fui vice-campeã nas duplas. Estou muito grata por essa experiência incrível. O torneio foi muito bem organizado, então só tenho que agradecer à organização. E a CBT, que tornou essa viagem possível. Então muito obrigada, CBTN. Estou realizando um grande sonho em estar aqui na Australian Open. A gente veio fazer aqui uma demonstração da categoria, então só tenho que agradecer a todos", contou a tenista parandante Thalita Silva Rodrigues. 



Foto: Reprodução/Instagram

Publicidade