Brasileiros conhecem seus adversários no Rio Open

Início    /    Tênis    /    Brasileiros conhecem seus adversários no Rio Open
Por Raphael Favilla  •  18 de Fevereiro de 2023

O Rio Open sorteou neste sábado os confrontos da chave principal. Quatro jogadores brasileiros estão na disputa do ATP 500, entre eles o número 1 do país Thiago Monteiro. O cearense entrou diretamente na chave, enquanto Thomaz Bellucci, Mateus Alves e João Fonseca receberam convites dos organizadores.

Monteiro, 78º do ranking, vai estrear contra Dominic Thiem. Atualmente 99º do ranking, o austríaco foi campeão do torneio em 2017. O confronto diante do ex-número 3 do mundo é inédito no circuito, e o vencedor desafiará o britânico Cameron Norrie, segundo cabeça de chave e 12º do ranking.

Melhor brasileiro no ranking, Monteiro vem de resultados ruins na temporada sul-americana de torneios no saibro. O número 1 do Brasil não passou da primeira rodada nos ATP argentinos de Córdoba e Buenos Aires.

O cearense de 28 anos tem apenas três vitórias neste início da temporada, sendo duas no quali de Auckland, no piso duro e uma no duelo contra a China na Copa Davis. Depois de passar em branco nos dois torneios argentinos, Monteiro encerra a sequência de torneios na América do Sul, depois do Rio Open, por Santiago.

No mesmo quadrante está o carioca de 16 anos João Fonseca, que fez parte da equipe brasileira campeã da Copa Davis Júnior do ano passado. Em sua primeira experiência no circuito da ATP, Fonseca desafia o argentino Federico Coria, 49º do mundo. Quem vencer encara o português João Sousa ou o boliviano Hugo Dellien.

Outro que fará sua estreia em competições da ATP é o paulista Mateus Alves, que recebeu o convite depois de conquistar a Maria Esther Bueno Cup, em dezembro. O paulista de 22 anos e 554º do ranking terá a missão de desafiar o número 2 do mundo e atual campeão Carlos Alcaraz. O vencedor enfrenta o italiano Fabio Fognini ou um tenista vindo do quali, com o argentino Diego Schwartzman sendo o cabeça 5 no torneio. Outro bom nome do quadrante é o eslovaco Alex Molcan, que enfrenta o sérvio Laslo Djere, campeão em 2019.

O veterano Thomaz Bellucci fará sua despedida do tênis profissional aos 35 anos. Ex-número 21 do mundo e vencedor de quatro torneios da ATP, o paulista enfrentará o argentino Sebastian Baez, cabeça 6 do evento e campeão em Córdoba no último domingo. Quem passar pode enfrentar o peruano Juan Pablo Varillas ou um tenista vindo do quali.

Bellucci e Baez estão no mesmo quadrante que o italiano Lorenzo Musetti, terceiro cabeça de chave, que estreia contra um jogador do quali e pode cruzar o caminho do chileno Cristian Garin, campeão de 2020, já nas oitavas de final.

Foto: Luiz Candido/CBT

Publicidade