Carolina Meligeni Alves conquistou nesta terça (4) sua primeira vitória em chaves principais de um WTA 250. O feito até então inédito na carreira da paulista aconteceu em Bogotá, após bater a ex-número 21 do mundo, Dayana Yastremska. O jogo foi disputado por 2h35 e Carol anotou parciais de 4/6, 7/6 (7-5) e 6/2 sobre a ucraniana que já conquistou três torneios da WTA.
Atualmente ocupando o 239º lugar no ranking e terceira melhor brasileira, Carol já havia vencido duas tenistas do top 200 durante o quali no último final de semana, batendo Irina Bara da Romênia e Joanne Zuger da Suíça. Yastremska está atualmente na 134ª posição.
Com sua campanha em Bogotá, Carol garante 48 pontos no ranking e voltará ao top 200, sendo 18 pontos pelas vitórias no quali e 30 pelo triunfo na chave principal. A paulista de 26 anos tem como melhor marca na carreira o 165º lugar.
Na próxima rodada, Carol enfrentará a alemã Tatjana Maria, cabeça de chave número 2 e atual campeã do torneio, que venceu a jovem norte-americana de 18 anos Katrina Scott por 6/1 e 6/4. Maria, de 35 anos, é a atual 66ª do mundo e foi semifinalista de Wimbledon na última temporada. A vitória nas quartas valerá mais 30 pontos para Carol.
No primeiro set, Carol obteve uma quebra logo no início, abrindo o placar em 2/0, mas Yastremska logo empatou. A ucraniana comandava a maioria dos ralis com seu estilo mais agressivo, jogando de cima da linha de base e usando golpes retos. Com uma combinação eficiente de saque e primeira bola, ela conseguiu evitar riscos em seus games de serviço e obteve uma nova quebra no fim do set, ficando em vantagem.
No segundo set, Carol reagiu com um jogo mais sólido do fundo de quadra e variando bem os saques para tirar a bola da linha de cintura de Yastremska, que passou a cometer mais erros não forçados. A brasileira venceu quatro games seguidos e liderou por 5/2, mas a rival devolveu a quebra. Já com o placar empatado em 5/5, Yastremska perdeu um break-point ao jogar um forehand na rede. Durante o tiebreak, a estratégia de tirar a rival de situações confortáveis funcionou e Yastremska cometeu cinco erros não forçados e uma dupla falta.
No terceiro set, Carol manteve o bom momento da partida e obteve uma quebra logo no início, saindo vencendo por 3/1. Ela escapou de dois break-points para manter sua vantagem no sexto game e, na sequência, voltou a quebrar o serviço de Yastremska, fazendo 5/2. A ucraniana teve três break-points, mas Carol reverteu o placar de 0-40 e chegou à vitória, depois de mais um erro não-forçado da ucraniana.
Pigossi avalia estreia com vitória
Laura Pigossi , 101ª colocada do ranking mundial é outra representanta do Brasil no WTA 250 de Bogotá, evento sobre o saibro com premiação de US$ 259 mil.
Laura passou pela atleta da casa Antonia Samudio por 6/1 6/0 em 1h03min e enfrenta, por vaga nas quartas de final, a sérvia Natalija Stefanovic, 224ª:
"Esse ano cheguei mais em cima da hora, mas foi por um bom motivo pois fiz quartas em San Luis Potosí. Hoje foi um jogo de adaptação, cheguei um pouco cansada, mas consegui ir me soltando ao longo da partida. Estou muito feliz de estar de volta, tenho muito boas memórias, muito boas sensações. Sou encantada pela Colômbia, pelo torneio, quero desfrutar o máximo possível", disse Laura que no ano passado fez final na competição colombiana.
Horas depois, Laura venceu na chave de duplas ao lado de Lidziya Marozava . Elas bateram a dupla da argentina Nadia Podoroska e da espanhola Sara Sorribes por 2/6 6/4 10/5. Nas quartas esperam pelas vencedoras do jogo entre a espanhola Aliona Bolsova e a venezuelana Andrea Gamiz e a dupla local de Yuliana Lizarazo e Maria Garcia.