Com premiação recorde, ATP anuncia Next Gen Finals na Arábia Saudita

Início    /    Tênis    /    Com premiação recorde, ATP anuncia Next Gen Finals na Arábia Saudita
Por Raphael Favilla  •  24 de Agosto de 2023

Foi oficialmente anunciado nesta quinta-feira que a cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, será a sede do Next Gen ATP Finals entre os anos de 2023 e 2027. O torneio será realizado ao longo de cinco dias na King Abdullah Sports City, em uma quadra dura coberta.

Após cinco edições consecutivas em Milão, a estreia do evento em solo saudita está agendada para o dia 28 de novembro, com a final programada para o dia 2 de dezembro. A premiação a ser distribuída será de montante recorde, totalizando US$ 2 milhões em prêmios em dinheiro.

Além de proporcionar premiações monetárias sem precedentes aos jogadores, a escolha de Jeddah como anfitriã, sob a liderança da Federação Saudita de Tênis (STF), assume um caráter histórico ao ser o primeiro evento oficial de tênis profissional a ser realizado no país. Isso ocorre em um momento em que a Arábia Saudita tem feito substanciais investimentos financeiros em diversas modalidades esportivas.

A entrada do dinheiro saudita no circuito de tênis tem suscitado uma série de opiniões divergentes. Enquanto os críticos acusam o país de utilizar o esporte como meio de melhorar sua imagem, abalada por acusações de violações dos direitos humanos, há preocupações, particularmente, em relação aos jogadores LGBT que competem no país.

Lendas do tênis como Chris Evert e John McEnroe, assim como o britânico Andy Murray, têm expressado suas reservas em relação ao envolvimento saudita. Por outro lado, o australiano Nick Kyrgios defende o influxo de investimento saudita no circuito.

O presidente da ATP, Andrea Gaudenzi, celebrou a expansão do circuito para um novo país. "A ATP é verdadeiramente global e explorar novos mercados é fundamental para o crescimento. Levar o Next Gen Fonals para Jeddah é a nossa chance de inspirar novos fãs, em uma região com uma vasta população jovem, e unir o público em torno do tênis".

"Estamos extremamente orgulhosos que a ATP tenha escolhido Jeddah para sediar um evento de tênis tão importante e entusiasmados em colaborar para promover as estrelas em ascensão mais promissoras da ATP", destacou Arij Mutabagani, presidente da Federação Saudita de Tênis.


Publicidade