Com ranking recorde, Bia reencontra Badosa nesta terça

Início    /    Tênis    /    Com ranking recorde, Bia reencontra Badosa nesta terça
Por Raphael Favilla  •  13 de Fevereiro de 2023

Semifinalista em Abu Dhabi na última semana, Beatriz Haddad Maia foi eliminada nesta segunda da chave de duplas do WTA 500 de Doha. Bia e a tcheca Marie Bouzkova foram superadas pela chinesa Zhaoxuan Yang e a russa Vera Zvonareva por duplo 6/4 em 1h23 de partida.

Com o revés, a paulista agora concentra esforços na disputa de simples. Principal jogadora do Brasil, ela estreia nesta terça-feira, por volta das 11h (de Brasília) contra a espanhola Paula Badosa, ex-número 2 do mundo e atual 20ª colocada. Será o terceiro jogo da Grandstand 1. As duas se enfrentaram em janeiro, em Adelaide, com vitória de Badosa em dois sets equilibrados. Mas a espanhola está sem jogar desde então, primeiro por lesão no adutor e depois por doença viral.

Bia vive o melhor momento da carreira. Ela aproveitou a grande campanha nos Emirados Árabes para alcançar seu melhor ranking. A canhota subiu duas colocações e agora é a número 12 do mundo, ficando cada vez mais perto do inédito top 10.

Marcando 2.295 pontos no ranking, ela está a menos de 500 pontos atrás da russa Veronika Kudermetova, 11ª do mundo, e tem 575 de diferença para a cazaque Elena Rybakina, que atualmente fecha o top 10 exatamente na décima colocação.

O 12° posto atual de Bia também é emblemático na história do tênis feminino sul-americano. Ela se isolou como a terceira melhor jogadora da América do Sul da Era Aberta. As argentinas Gabriela Sabatini , número 3 do mundo em 1989, e Paola Suárez, a nona melhor ranqueada em 2004 lideram a lista. A peruana Laura Arraya e a argentina Madruga alcançaram a 14ª posição em 1990 e 1983, respectivamente. Fabiola Zuluaga, colombiana 16ª do mundo em 2005, é outra a fazer parte do hall da elite do continente.

Stefani busca manter a boa fase

O Brasil ainda conta com Luísa Stefani na chave de duplas em Doha. Vinda de título em Abu Dhabi no último domingo ao lado de Shuai Zhang, Stefani será agora adversária da chinesa. A paulista se junta à cazaque Anna Danilina, enquanto Zhang terá como parceira a mexicana Giuliana Olmos. A partida encerra a programação da Grandstand 2, por volta de 12h30. 

Nas duplas, três brasileiras aparecem entre as 100+

O título no último domingo fez Luisa Stefani voltar ao top 30 de duplas nesta segunda. Ela não aparecia tão bem colocada na lista da WTA desde o dia 8 de agosto do ano passado, quando era justamente a número 30 do mundo, posição de hoje após subir 6 posições.

A brasileira mais bem colocada nas duplas ainda é a paulista Beatriz Haddad Maia, que caiu uma colocação nesta segunda-feira e agora é a 26ª do mundo. Completando a lista de tenistas do país no top 100 aparece a carioca Ingrid Martins, que também perdeu uma posição e desceu para o 95º lugar.

Nas simples, apenas Bia é top 100

A segunda melhor brasileira no ranking é a paulista Laura Pigossi, que se manteve na 103ª colocação na WTA. Depois dela, aparece a também paulista Carolina Meligeni Alves, que amargou uma quebra de 12 lugares e agora é a 226ª do mundo. Já a gaúcha Gabriela Cé subiu quatro posições e atingiu a 261ª nesta segunda-feira. 




Publicidade