Conheça o italiano que bateu Djokovic em Indian Wells

Início    /    Tênis    /    Conheça o italiano que bateu Djokovic em Indian Wells
Por Raphael Favilla  •  12 de Março de 2024

O italiano Luca Nardi protagonizou a maior surpresa do Masters 1000 de Indian Wells e uma das mais impressionantes na atual temporada do circuito. Entrando na chave como lucky-loser, o jovem de 20 anos e 123º do mundo eliminou o número 1 do mundo e pentacampeão Novak Djokovic, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3 em 2h20 de partida nesta segunda-feira.

Durante o quali, Nardi havia vencido o francês Terence Atmane, mas perdido do ex-top 10 belga David Goffin. O italiano herdou uma vaga na chave que era do argentino Tomas Etcheverry, por lesão no tendão da coxa, e acabou entrando já na segunda rodada. Logo de cara, eliminou o top 50 chinês Zhizhen Zhang. Seu próximo rival será o norte-americano Tommy Paul, 17º do ranking.

Antes do confronto, Nardi expressou sua admiração por Djokovic, até revelando ter um pôster do ídolo sérvio em casa. Há duas semanas, ele havia perdido na segunda rodada do challenger de Bengaluru, na Índia, para o tenista local Ramkumar Ramanathan, 462º colocado. O italiano está indo momentaneamente para o 106º lugar no ranking, seu melhor desempenho na carreira.

“Acho que é uma das melhores experiências que um tenista pode viver, principalmente alguém jovem como eu. Novak é meu grande ídolo de infância, cresci com um pôster dele no meu quarto. Pensar que estarei em um estádio tão grande, com milhões de pessoas me assistindo pela televisão, é chocante. Quando comecei a jogar tinha muita vergonha de estar em quadra. Minha mãe tinha que estar na rede porque eu precisava ter alguém que me desse confiança”, disse o tenista italiano, que possuía até então apenas três vitórias em 13 jogos de nível ATP, sendo duas delas em Masters 1000.

Djokovic, que não perdia para um tenista de fora do top 100 há mais de dois anos, enfrentou um adversário inspirado. A última derrota nesse cenário foi contra Jiri Vesely em Dubai. O sérvio, de 36 anos, disputou apenas seu terceiro torneio na temporada e o primeiro desde o Australian Open, acumulando oito vitórias e três derrotas em 2024.

O primeiro set foi marcado por uma quebra de serviço conquistada por Nardi no início. Firme em seus games de serviço, o italiano não enfrentou break-points e aproveitou sua única oportunidade. No segundo set, Djokovic reagiu imediatamente, abrindo 2/0. Nardi resistiu, salvando dois set-points no saque, mas acabou perdendo a parcial. O italiano se manteve focado, não deixou o resultado abalar sua confiança e aproveitou uma oportunidade no terceiro set para quebrar Djokovic, fechando o jogo com um ace.

Nardi fez o dobro de winners, registrando 36 contra 18 de Djokovic, mas também cometeu mais erros, 41 contra 31. A partida teve nove quebras de serviço, com Nardi consolidando sua vitória e surpreendendo o mundo do tênis.

“Parabéns a ele, principalmente no terceiro set, por jogar um ótimo tênis. Eu não sabia muito sobre ele, mas estudei seu jogo e sabia que possui um tênis de grande qualidade desde a linha de base, principalmente no forehand, que se move bem e é muito talentoso. Ele entrou como lucky-loser, então realmente não tinha nada a perder e jogou muito bem”, comentou o sérvio.

“Mereceu vencer. Fiquei mais surpreso com meu nível, que foi muito ruim”, acrescentou Djokovic, que não jogava desde a eliminação no Australian Open e também estava há cinco temporadas sem competir em Indian Wells.

Com a derrota ainda muito fresca, ele não soube dizer o quanto tudo isso pode ter influenciado em seu resultado final no torneio. “Poderia ser ambos, mas não tenho tanta certeza. Obviamente vou analisar o que foi feito, o que poderia ter sido feito melhor e depois seguir em frente. Eu jogo menos torneios, então sou mais seletivo com minha agenda”, pontuou o tenista de 36 anos.



Publicidade