Coordenador da CBT marca presença e elogia Marina Rio Club Open em Itumbiara

Início    /    Beach Tennis    /    Coordenador da CBT marca presença e elogia Marina Rio Club Open em Itumbiara
Por Raphael Favilla  •  01 de Julho de 2023

Coordenador Nacional de Beach Tennis da Confederação Brasileira de Tênis, Jeferson Pinto marcou presença em Itumbiara (GO) para conferir de perto o primeiro evento internacional da história do estado de Goiás, o Marina Rio Club Open, com três torneios, sendo o principal o BT 200 com premiação de US$ 15 mil, realizado no Marina Rio Club. O evento conta com 500 atletas de 12 países e tem a organização da Dizplay Eventos, contando com a parceria da da Prefeitura de Itumbiara, da Câmara Municipal da cidade, da Unimed, Criosolar, Maquigeral e DropShot.

"Gostei. Tinha vindo uma vez só aqui no estado de Goiás, em Anápolis. A estrutura aqui não deixa a desejar a nenhum torneio da Europa e nem aos torneios do Brasil. O torneio BT 200 veio para abrilhantar o estado , trazer um grande evento e tem tudo pra ficar definitivamente no calendário mantendo um BT 200 ou até crescendo para um BT 400 , a cidade tem potencial e estrutura para isso", destacou Jeferson que apontou o crescimento do esporte no país que tem mais de 1,1 milhões de praticantes.

"Estamos com forte crescimento este ano. Só para se ter ideia serão cerca de 113 eventos, sejam ITFs profissionais desde os BT 10 até os Sand Series e também os eventos juvenis , uma premiação total em torno dos 3,5 milhões de reais . Desde 2019 o Brasil virou o coração do mundo no esporte. O Brasil pulsa e o Beach Tennis pulsa junto", apontou o Coordenador que detalhou o calendário robusto para o segundo semestre com torneios BT 100 em agosto e voltando em setembro com torneios BT 200 em Palmas (TO), João Pessoa (PB), o Sand Series de Valinhos (SP), o BT 400 do Rio de Janeiro (RJ), BT 400 de Viamão (RS), o BT 400 de Marechal Deodoro (AL) e a Copa do Mundo que se manterá no Rio de Janeiro de 4 até 10 de dezembro.

Jeferson destacou também o crescimento dos eventos juvenis no país com calendário robusto de torneios internacionais e também a presença de vários jovens atletas em Itumbiara: "Quando entrei como Coordenador uma das metas era desenvolver cada vez mais o juvenil . Nesse ano em oito horas que abrimos o calendário já fechamos doze etapas, etapas com presença de 300 atletas de 8 até 18 anos. A renovação vem forte e só aqui em Itumbiara temos nove duplas até 18 anos", destacou Jeferson.

Duplas com Campeões do Mundo avançam no primeiro dia em Itumbiara (GO) e elogiam evento

Os favoritos avançaram nos primeiros jogos do dia no Marina Rio Club no torneio principal que conta com vinte atletas entre o top 20 do masculino e do feminino. Atual campeão do mundo, o número dois do ranking, o italiano Mattia Spoto e o compatriota Doriano Beccaccioli, sétimo colocado, marcaram 6/2 6/3 sobre a dupla de Daniel Canellas e Thiago Maranhão: "Sempre é um prazer dividir a quadra com o Doriano, somos muito amigos. Ficamos um pouco nervosos porque é a primeira vez depois de muito tempo que não jogamos juntos, então com esquema de jogo diferente, então vamos buscar jogar melhor na próxima rodada," destacou Spoto que levantou o título mundial pela primeira vez em maio ao lado do francês nicolas Gianotti em Cesenatico, na Itália.

Beccaccioli destacou a qualidade do primeiro evento internacional em solo goiano: "Obviamente eu posso ver o empenho colocado nesse torneio, gostamos muito dessa quadra central e esse torneio vai dar certo, a primeira edição está muito boa".

Tricampeão Mundial pelo Brasil em 2018, 2019 e 2021, Thales Santos, atual top 10 do mundo, também venceu ao lado de Allan Oliveira, atual titular da Seleção Brasileira. A dupla passou pelo goiano Gabriel Avila e o paulista Maurício Mola por 6/2 6/0: "Toda primeira rodada é sempre difícil, muito feliz de estar em quadra e pelo ritmo que conseguimos impôr", destacou Allan que havia treinado com bastante público na quadra central na noite de quinta-feira: "Estamos bem felizes com o carinho que temos recebido. Ontem no treino havia muita gente, isso continua nos motivando a trabalhar cada vez mais para explorar nosso potencial".

Tetracampeã mundial pela Itália e atual sétima colocada, a italiana Sofia Cimatti venceu ao lado da espanhola Eva Palos sobre as brasileiras Luisa Moraes e Isabela de Sousa por 6/2 6/4: 'Fizemos um jogo correto, fomos bem, bom para começar o torneio", disse Cimatti.

A competição segue até à noite ainda com estreias pendentes do número 1 do Brasil, André Baran, ao lado do espanhol Antomi Ramos, que há duas semanas atrás liderava o ranking e é o atual quinto colocado, além de Nicole Nobile, quinta do ranking, com Flaminia Daina, nona colocada, principal dupla da chave feminina. Ambos jogam a rodada noturna a partir das 19h30.

O sábado será o dia das oitavas e quartas de final e o domingo marca as semifinais e finais.


Fotos: Jeferson Pinto na quadra central / Crédito: Marcos Luciani


Publicidade