A promotora de eventos esportivos gaúcha Protenis divulgou uma nota nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, sobre a saída da empresa da organização do ITF Grupo A de Porto Alegre, torneio infanto-juvenil conhecido como Copa Gerdau e considerado um dos nove maiores campeonatos juniors do mundo. A partir de 2019, o evento passará a ser realizado pela própria Confederação Brasileira de Tênis, que nas edições anteriores ficava apenas encarregada da parte técnica do torneio. Veja a seguir o posicionamento publicado pela Protenis em suas redes sociais, assinado pelo seu Diretor, Ennio Moreira.
“Depois de trinta e cinco anos à frente da Copa Gerdau de Tênis, que passou a se chamar Copa Gerdau Itaú de Tênis em 2013, e nos últimos anos, Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, gostaríamos de informar que, a edição deste ano, que está acontecendo nas sedes da Associação Leopoldina Juvenil e Grêmio Náutico União e que agora se chama Brasil Juniors Cup, não está sendo organizada pela Protenis Promoções Esportivas. Como muitos devem saber, a partir deste ano, quem organiza é a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Quando foi criado, em 1984, pelo empresário e tenista Ennio Lopes Moreira, fundador e diretor da Protenis, o torneio era voltado somente para tenistas infantis e juvenis Gaúchos, e ano após ano, foi crescendo e tomando grandes proporções, se transformando em Nacional no ano de 1987, Sul Americano em 1991 e Mundial em 1993.
Em 2007 conquistou o nível máximo em graduação na ITF – Federação Internacional de Tênis, sendo o único torneio a se tornar Grupo A do Continente Sul-Americano, entrando assim, para o seleto grupo dos nove maiores Campeonatos Juvenis do Mundo, do qual fazem parte os 04 Grand Slam Juniors. Para muitos jogadores (mais de 20 mil), de todos os Continentes, que passaram pelas dependências da Associação Leopoldina Juvenil e Sociedade Ginástica de Porto Alegre durante estes 35 anos, bem como para muitos treinadores, este Campeonato foi considerado o quinto Grand Slam Junior.
Ao longo de todos estes anos, formou grandes profissionais, lançou e ajudou a consolidar carreiras de inúmeras áreas, dentro e fora das quadras, como árbitros, juízes, fisioterapeutas, fotógrafos, assessorias, gráficas, agências, entre outros. Sem falar que colocou Porto Alegre no cenário mundial, aquecendo a economia e mercado hoteleiro e gastronômico, com centenas de pessoas e turistas que vieram à cidade, durante os dias de torneio. Temos a certeza que tudo o que foi alcançado por esta competição, e o grau de excelência que atingiu, nunca poderá ser apagado, esquecido ou suprimido da
história do tênis brasileiro.
Estamos deixando um grande legado para o tênis e um exemplo de um trabalho realizado com muito profissionalismo e carinho por parte de uma equipe de mais de 150 colaboradores, que trabalharam incansavelmente a cada edição, para que tudo funcionasse e que este evento recebesse, no decorrer deste tempo, diversos prêmios de excelência em organização da ITF – COSAT e CBT, bem como o reconhecimento dos milhares de tenistas, técnicos, pais e dirigentes, público em geral e imprensa, de todos os cantos do Mundo.
Outro fato muito importante e fundamental, foi ter tido a confiança e o apoio do mesmo patrocinador – o Grupo Gerdau – por trinta e cinco anos consecutivos e
ininterruptos, feito inédito no tênis do Brasil e acreditamos, do Mundo também.
Continuaremos trabalhando nos nossos outros projetos esportivos, até porque, nestes 40 anos de existência da Protenis, realizamos mais de 400 eventos,
na sua grande maioria de tênis, mas também de outros esporte como golfe, beach tennis, futsal, automobilismo e futebol profissional.
Por fim, gostaríamos de agradecer às milhares de pessoas que durante estes trinta e cinco anos, trabalharam e se dedicaram para este magnífico Campeonato, atingir o status que atingiu. É com sentimento de dever cumprido e muito orgulho do trabalho que executamos, que nos despedimos da "Copa Gerdau" e iniciaremos um novo ciclo e uma fase de muitas novidades.
Ennio Moreira, diretor da Protenis Promoções Esportivas”