De virada, Sinner fatura primeiro Slam da carreira

Início    /    Grand Slam    /    De virada, Sinner fatura primeiro Slam da carreira
Por Raphael Favilla  •  28 de Janeiro de 2024

No encontro entre dois postulantes ao título inédito do Australian Open, Jannik Sinner levou a melhor sobre Daniil Medvedev e conquistou seu primeiro troféu de Grand Slam aos 22 anos. Medvedev teve o domínio da partida nas primeiras parciais, mas o italiano sobreviveu à batalha de cinco sets e buscou a virada com parciais de 3/6, 3/6, 6/4, 6/4 e 6/3 em partida com 3h44 de duração. Sinner é apenas o terceiro italiano campeão de Slam, juntando-se a Nicola Pietrangeli e Adriano Panatta, e garantiu o 1º título de Australian Open ao país.

A vitória de Sinner encerra um jejum de quase 48 anos do tênis masculino italiano em Grand Slam. Pietrangeli foi bicampeão de Roland Garros em 1959 e 1960, e Panatta conquistou o título em Paris em 1976. Esse triunfo marca um marco significativo para o tênis italiano, após conquistas recentes no feminino por Francesca Schiavone e Flavia Pennetta. Sinner, vindo de uma notável vitória contra Novak Djokovic na semifinal, é o vencedor mais jovem desde Djokovic em 2008.

Sinner quebra também uma série de títulos na Austrália desde de 2015 do chamado Big 3, formado por Novak Djokovic, Roger Federer e Rafael Nadal. Em 2014, Stanislas Wawrinka havia vencido o torneio.

Este foi o quarto triunfo consecutivo de Sinner sobre Medvedev, apesar de o russo liderar o histórico pelos seis primeiros encontros entre eles. Medvedev, aos 27 anos, especialista em quadras duras, soma seu terceiro vice-campeonato no Australian Open e o quinto em Grand Slam, tendo conquistado o US Open em 2021.

O campeão do Australian Open recebe 2 mil pontos no ranking e um prêmio de 3,15 milhões de dólares australianos, enquanto o vice-campeão soma 1.300 pontos e ganha 1,725 milhão de dólares australianos. Sinner permanece na quarta posição do ranking, e Medvedev, apesar da oportunidade de recuperar a segunda posição, continuará em terceiro. Novak Djokovic e Carlos Alcaraz mantêm as posições de liderança.

O jogo

A final começou com um ritmo alucinante de Medvedev. O russo surpreendeu Sinner sendo bem agressivo e conseguiu quebrar o serviço do italiano logo no 3º game do 1º set. O número 3 do mundo fazia uma atuação quase perfeita e conseguiu fechar a parcial com mais uma quebra de serviço. 6 a 3 em menos de 36 minutos.

Daniil, que não enfrentou nenhum break point, disparou 6 aces e cometeu apenas uma dupla falta na 1ª parcial contra apenas 2 aces e nenhuma dupla falta de Jannik. Já nos Winners, Medvedev também levou a vantagem com 14 bolas vencedoras contra apenas 5 de Sinner, mas também cometeu 14 erros não forçados contra 8 do italiano.

No 2º set, o russo, campeão do US Open 2021, continuou amassando e chegou a abrir 5 a 1 contra o Sinner com duas quebras. Quando o Medvedev foi sacar para fechar a parcial, o italiano reagiu, quebrou o serviço do russo pela primeira vez na final e voltou para o jogo. No entanto, o nº 3 do mundo esfriou o momento do tenista de 22 anos, salvou um break point no 5 a 3 e conseguiu fechar a parcial com o saque.

Sinner conseguiu ser mais agressivo e fez cinco pontos na rede no 2º set, algo que não tinha feito nenhuma vez no 1º set. No entanto, cometou mais erros não forçados (14) do que Medvedev (8) na parcial.

No 3º set, o italiano equilibrou de vez a final e passou a sacar muito melhor e fez 4 aces na parcial. No 4 a 5, Sinner conseguiu quebrar o serviço de Medvedev com muito esforço, levou a parcial em 45 minutos e se manteve vivo na partida.

O tenista de 22 anos continuou sua reação e criou, de fato, uma clima dramático para o Medvedev. O 4º set permaneceu sem quebras e muito disputado até, novamente, o russo de 27 anos sacar sob pressão no 4 a 5. Nesse momento, Sinner cresceu e contou com alguns erros não forçados do russo para vencer a parcial e empatar a final. Jannik ainda oscilava bastante, mas não deixava se abater com alguns erros bobos.

Cada vez mais confiante em quadra, ainda mais diante do evidente desgaste de um rival que passou 24 em quadra no torneio, Sinner continuou dominando a partida no quinto set e novamente não teve o serviço ameaçado. O italiano conseguiu uma quebra para fazer 4/2 no placar e soube administrar a vantagem e as emoções para consolidar a virada em cinco sets. Sinner liderou a contagem de aces por 14 a 11 e a de winners por 50 a 44. Ele cometeu menos erros não-forçados, 49 contra 57 de Medvedev. A partida teve quatro quebras para cada lado.

Foto: DAVID GRAY / Crédito: AFP

Publicidade