Definidos os grupos do Finals 2023

Início    /    Tênis    /    Definidos os grupos do Finals 2023
Por Raphael Favilla  •  09 de Novembro de 2023

Foram sorteados nesta quinta-feira os grupos do ATP Finals. Disputado na cidade italiana de Turim, o torneio reúne os oito melhores tenistas do ranking mundial.

O sorteio colocou os campeões de forma dividida, dois para cada lado. Detentor do último título e podendo se isolar como o recordista de troféus na competição, o sérvio Novak Djokovic lidera o Grupo Verde junto com o grego Stefanos Tsitsipas, vencedor em 2019. Completam o grupo o atleta da casa o italiano Jannik Sinner e o dinamarquês Holger Rune.

Os outros dois campeões de edições anteriores do Finals caíram no Grupo Vermelho com o espanhol Carlos Alcaraz, que terá pela frente o russo Daniil Medvedev (vencedor em 2020) e o alemão Alexander Zverev (bicampeão em 2018 e 2021). Além deles, também estará neste grupo o russo Andrey Rublev.

Com seis títulos no Finals, Djokovic divide a liderança com Roger Federer, mas uma vitória neste torneio o colocaria como o recordista absoluto. Com um impressionante registro de 16 vitórias e apenas 4 derrotas na fase de grupos contra seus adversários, Djokovic está bem posicionado para chegar, no mínimo, às semifinais.

O confronto em que Djokovic domina historicamente é contra Tsitsipas, tendo vencido 11 dos 13 embates. Em sua terra natal, Sinner busca superar Djokovic pela primeira vez, após três derrotas anteriores. Já contra Rune, o histórico é equilibrado, com dois triunfos para cada lado em seus quatro encontros.

Na corrida pela liderança do ranking ao final da temporada, Djokovic assegura a posição número 1 com uma vitória sua ou uma derrota de Alcaraz. A única possibilidade para Alcaraz superar Djokovic é sendo campeão invicto, enquanto Djokovic perde todos os três jogos na fase de grupos. Qualquer cenário diferente garante a Djokovic a manutenção da posição de destaque no ranking.



Publicidade